Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Lisboa - em torno do Hospital S. Francisco Xavier - 01 Artes

* Victor Nogueira

Vistas do interior e do exterior


















Sensibilizar a sociedade para a importância da Arte na humanização dos hospitais é objetivo do projeto “Hospital das Artes” desenvolvido pelo Hospital de S. Francisco Xavier com o apoio da Fundação EDP. Um projeto que teve início em 2005 com a exposição “Arte na Urgência” que contou com 87 obras doada por alguns dos mais revelantes artistas contemporâneos portugueses. O embrião de uma Coleção de Arte que o Hospital de S. Francisco Xavier tem vindo a partilhar com todos os que frequentam aquela unidades de saúde – doentes, funcionários e visitantes - e que e que conta hoje já com 124 obras de mais de 30 artistas. O projeto “Hospital das Artes” foi apresentado publicamente em julho de 2014.

“A companhia de um quadro ao longo da eternidade das horas e dias que um doente pode permanecer no hospital é uma forma de comunicação permanente com quem o fez, uma janela para um mergulho profundo nas memórias de cada um, para uma partida em busca de novos sonhos e esperanças ou simplesmente um sorriso provocado por uma íntima e fugaz alegria”, afirma Luís Campos, médico, artista e o principal dinamizador deste projeto que leva a Arte para as paredes do Hospital.

Obras de artistas como Julião Sarmento, Pedro Calapez, Jorge Martins, Pedro Cabrita Reis, Rui Sanches, Fernanda Fragateiro, Rene Bertholo, Daniel Blaufuks ou Manuel Baptista, entre tantos outros, dão hoje cor e vida aos diferentes serviços do Hospital de S. Francisco Xavier. (in http://www.fundacaoedp.pt/noticias/fundacao-edp-equipa-areas-oncologicas-de-quatro-hospitais-publicos/257)





Galeria fotográfica






Pedro Calapez - Quatro Estações 2006

fotos em 2017.02.06 / 07
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


VER GALERIA DE OBRAS DE ARTE EM 

Arte no Hospital de S. Francisco Xavier





Sem comentários: