* Victor Nogueira
Na EN 6 (Moscavide / Lisboa / Cascais)
O Forte de Nossa Senhora de Porto Salvo, também referido como Forte da Giribita e Forte da Ponta do Guincho, localiza-se à margem direita do Estuário do Tejo, na vila de Oeiras, sobre uma ponta rochosa.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Nossa_Senhora_de_Porto_Salvo)
mplantado na orla marítima sobre uma ponta rochosa entre Paço de Arcos e Caxias, este forte data do século XVIII. Reconstruído em 1649, só mais tarde tomou a denominação de Nossa Senhora de Porto Salvo, devido à proximidade desta povoação e à existência nesse local de uma ermida com esta invocação. De planta pentagonal irregular e volumetria escalonada, a cobertura é efectuada por terraço. No interior observa-se a existência de um corredor central no seu sentido transversal, a partir do qual se assegura a distribuição da compartimentação interna, composta por quatro espaços de planta regular. Do lado Sul, reconhece-se a abertura de vãos no muro, correspondentes a seis canhoeiras, distribuídos pelos diferentes alçados. (http://www.cm-oeiras.pt/voeiras/Turismo/OndeIr/Paginas/ArquitecturaMilitar.aspx)
De planta estrelada, com núcleo central quadrangular e tendo no frontespício um pórtico encimado por uma lápide com inscrição datada de 1647 e pedra de armas. A casa forte abobadada, tem bateria para o mar e os alojamentos cobertos por terraço lajeado – uma bateria superior. Era protegida por duas baterias rasantes abertas por canhoeiras, viradas para o mar e por dois baluartes ligados por bastião central, onde se abre de lado a entrada de acesso. A sua construção foi iniciada em 1647. O seu desenho e proporções tornaram-na uma das mais belas obras de fortificação do litoral português construídas logo a seguir à Restauração. (http://www.cm-oeiras.pt/voeiras/Turismo/OndeIr/Paginas/ArquitecturaMilitar.aspx)
Farol de Santa Maria ou da Giribita
a sombra do automóvel
Na A5 (Lisboa / Cascais)
Na Avenida das Descobertas em Lisboa (Caselas)
fotos em 2017.02.20
Sem comentários:
Enviar um comentário