Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 2 de maio de 2011

“Mercadoria humana”: com a arte a sensibilizar

 

DR
A arte que, ao longo dos séculos, se tem dado voz a algumas das grandes causas e preocupações humanas. É assim ainda e essa é, na opinião de muitos, artistas e cidadãos, a causa maior da arte.
.
Essa causa maior é, desta vez, a sensibilização cada vez mais necessária para o flagelo do tráfico de seres humanos, num projeto assumido pela associação Saúde em Português e consubstanciado na exposição de artes plásticas de aluno da Arca/Escola Universitária de Artes de Coimbra e na instalação fotográfica de arte pública assinada por Pedro Medeiros.
.
Ambas as instalações serão inauguradas hoje, às 11H00, no Mercado Municipal de Coimbra, numa sessão que marca igualmente o lançamento da campanha Mercadoria Humana-Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos, promovida pela Saúde em Português-Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa, com sede em Coimbra.
Publicado por Lídia Pereira em 03-05-2011, 02:07
.
*****

Blogs de Ciência

Blogs de Ciência – Divulgação de todos os blogs em Português que versam a ciência. Parte do Projecto Divulgar a Ciência(.com)

.
Cartazes patentes na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra no quadro do projecto "Mercadoria Humana" contra o tráfico de seres humanos (fotos de Pedro Medeiros).
.





Projecto Mercadoria Humana
2010.09.29
Saúde em Português
SAÚDE EM PORTUGUÊS – Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde Primários dos Países de Língua Portuguesa vai apresentar o seu novo projecto, MERCADORIA HUMANA – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos, no dia 29 de Setembro, às 21H30, no Fórum Coimbra – FNAC.
 
Este projecto é financiado pelo Programa Operacional do Potencial Humano através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

A Mercadoria Humana teve início no dia 1 de Abril de 2010 e contempla a actividades como: acções de sensibilização, uma peça teatral, uma exposição itinerante de fotografia e de manequins, a produção, edição e divulgação de materiais de informativos, campanhas publicitárias nos transportes públicos e nas rádios e um seminário final. 
.

MERCADORIA HUMANA é uma instalação fotográfica da autoria de Pedro Medeiros, integrada no âmbito do projecto global «Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos» que Saúde em Português, Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa, está a desenvolver na Região Centro. Este projecto tem como objectivos principais a prevenção, sensibilização, informação e consciencialização acerca da problemática do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual, combatendo desta forma o alheamento da sociedade relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno.
Neste contexto, Saúde em Português convidou Pedro Medeiros, fotógrafo com actividade profissional sedeada em Coimbra, para concepção de uma exposição inédita de fotografia, interpretando e representando o tema central da campanha. Em resposta a este desafio, Pedro Medeiros criou um projecto de autor, constituído por um portefólio original de 8 imagens, propondo à Saúde em Português a apresentação deste conjunto de fotografias em formato de Instalação de Arte Pública.

Sem comentários: