Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sábado, 4 de dezembro de 2010

Severino Silva retrata comunidades quilombolas e aldeias indígenas


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Severino Silva retrata comunidades quilombolas e aldeias indígenas

© Foto de Severino Silva. Quilombo São José da Serra (RJ), 2010.

O fotojornalista Severino Silva apresenta a partir desta quinta-feira, dia 02 de dezembro de 2010, no Rio, a mostra “Quilombolas e Indígenas, Cidadania e Território”. Em sua jornada, Severino acompanhou os bastidores do projeto de cadastramento de famílias Quilombolas e Indígenas - um esforço compartilhado entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (CEPERJ) em 19 comunidades quilombolas e em cinco aldeias indígenas. O fotógrafo, ao lado do grupo de pesquisadores, visitou os municípios de Angra dos Reis, Paraty, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios, Valença, Quatis, Mangaratiba, Rio Claro, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Quissamã. “Me senti muito à vontade entre índios e quilombolas. Encontrei pessoas simples e felizes, que respeitam os mais velhos e a natureza”, contou Severino. 
.
A exposição fica em cartaz até o dia 17 de dezembro de 2010, de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, na Av. Carlos Peixoto, nº54, térreo, em Botafogo, Rio de Janeiro.
.

Sem comentários: