Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Museu da Imagem e do Som lança série com fotógrafos



Cultura

Fotografia
  13/12/10 às 22:42.
.
O Museu da Imagem e do Som dá continuidade à Série Depoimentos, com o lançamento em DVD da “Coleção Fotógrafos” hoje às 18h, na Sala de Convivência da Secretaria de Estado da Cultura (rua Ébano Pereira, 240). Foram convidados 10 criadores de imagens que atuam há mais de 30 anos nas áreas da fotografia autoral, fotojornalismo e documental.
.
O audiovisual relata a trajetória profissional e pessoal com entrevistas conduzidas pelo jornalista e fotógrafo Ricardo Muinõs Garcia e direção de Tiomkim.
.
Os entrevistados são Carlos Roberto Zanello de Aguiar (Macaxeira), Orlando Azevedo, Vilma Slomp, João Urban, Nego Miranda, Alice Varajão, José Kalkbrenner Filho, Dico Kremer, Izabel Liviski e Humberto Utrabo. A “Série Depoimentos” iniciou em 2008 com registros de “Radialistas”.
Em 2009 foi a vez de “Artistas Populares”, numa parceria com a Sala do Artista Popular e em 2010 o destaque ficou com “Pioneiros da TV”, em homenagem aos 50 anos da televisão no Paraná. Segundo a diretora do MIS, Stefanie Freiberger, a edição atual da “Série Depoimentos” é um trabalho de pesquisa da memória audiovisual paranaense, que narra o histórico de renomados fotógrafos, cujas carreiras são reconhecidas nacional e internacionalmente. “Todo esse precioso registro está à disposição de pesquisadores, estudantes e público em geral, para consultas gratuitas no Museu da Imagem e do Som”.

Serviço
MIS lança DVDs com depoimentos de fotógrafos atuantes há mais de 30 anos no Paraná.
Local: Sala de Convivência da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240, em Curitiba).
Daia: 14 (terça-feira).
Horário: 18h.
Entrada franca.
.
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20101214164517&assunto=175&onde=Viver
.
.

Sem comentários: