Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

São Sebastião - Cidade recebe a exposição interativa “Ciclops” no Verão

O Noticiado
Seu Portal de Notícias

Sáb, 25 de Dezembro de 2010 15:47 Saulo Almeida São Sebastião e Ilhabela 15698
  .

 
Litoral Norte - Junto à secretária Marianita Bueno, artistas plásticos prometem uma exposição diferente.

De 20 a 22 de janeiro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove a exposição fotográfica interativa “Ciclops”.

O projeto é idealizado pelos artistas plásticos do Coletivo Núcleo, Gian Carlo Ragomese, Ana Maria Bonfim e Lindsay Ribeiro. Os artistas desenvolveram o projeto primeiramente em São José dos Campos com o apoio do Poiesis, Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Em janeiro, a exposição chega ao município com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

A idéia da exibição é criar imagens fotográficas modificadas pelos artistas, retratando a paisagem urbana de São Sebastião e os elementos característicos do local, como a cultura caiçara, a área portuária, o Centro Histórico, a Mata Atlântica, entre outros.

Gian Carlo Ragomese e Lindsay Ribeiro explicam que a partir de fotos básicas fazem-se as colagens e junções para as obras de arte. “Nós buscamos mostrar o nosso olhar da cidade em pequenas coisas que as pessoas não costumam prestar atenção, seja em um lustre, uma cadeira ou um móvel antigo. A partir disso, fazemos o nosso trabalho de criar as obras”, disseram os artistas.

As figuras serão expostas em formas de monóculos feitos de caixas de papelão. Como forma de interagir com o público, cada pessoa receberá algumas imagens para fazer suas intervenções da maneira que desejar, criando sua própria obra de arte. Os artistas plásticos também darão dicas de como executar tais intervenções.

Conforme informou a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, todo o material produzido durante os três dias de exposição ficará sob os cuidados da Sectur e, futuramente, poderá ser objeto de uma nova exposição, desta vez com o olhar de munícipes e turistas.

Serviço: A exposição acontece nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, sempre das 19h às 22h na Rua da Praia, Centro Histórico de São Sebastião.
.
http://www.onoticiado.com.br/noticias-de-sao-sebastiao-e-ilhabela/destaques-0810/7161-sao-sebastiao-cidade-recebe-a-exposicao-interativa-ciclops-no-verao.html
.
.

Sem comentários: