Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 26 de janeiro de 2020

O fotógrafo estava lá!

* Victor Nogueira



Já me tem acontecido chegar ao  "Rocinante" e ter um pneu em baixo. Uma vez foram dois, que encontrei em baixo, logo duma assentada, seguramente partida de alunos, quando dava aulas no Barreiro, na Escola Industrial Alfredo da "Selva", quando saía das aulas nocturnas para regressar a Setúbal. Já me tem acontecido em viagem um pneu esvaziar. Mas nunca rebentar e muito menos na auto-estrada, com velocidadezita. Ouvi um ruído estranho - quem conduzia era o Rui Pedro, que esse sim, apanhou um valente susto. O pneu estava parcialmente em tiras e receei que se tivesse partido o eixo traseiro. Depois foi o tempo de aguardar a vinda do pronto socorro da "seguradora", retomar a viagem e de, no dia seguinte, já no Mindelo, ir a uma oficina para comprar um novo.

Aqui fica uma breve reportagem:  "O fotógrafo estava lá!",  como se titulava já não me lembro se num jornal diário português, se numa revista do Brasil, salvo erro o "Grande Hotel".https://almanaquesilva.wordpress.com/2011/01/21/o-fotografo-nao-estava-la-e-o-ilustrador-tambem-nao/a

EM TEMPO - "O fotógrafo estava lá" foi uma rubrica publicada regularmente (1961 / 1975) no vespertino "Diário Popular", quotidiano lisboeta (1942 / 1991), desenhada sucessivamente por Victor Ribeiro até 1963 Maio e por Carlos Marques, até 1975 Outubro.  Segundo Jorge Silva, no blog Almanak Silva,  «O ilustrador compunha a cena tomando o ponto de vista mais espetacular, com a linguagem emprestada da dinâmica narrativa da banda desenhada. Pretendendo representar uma realidade que ninguém viu, a rubrica não deixava de ser uma ficção. E um paradoxo: apesar da neutralidade do desenho, não era possível substituir a fotografia.»


fotos em 2019.09.28

Sem comentários: