Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fotografia Artesanal ou digital?

14 Setembro 2009

Fotografia Artesanal ou digital?

Foto: Willam Duarte

A arte de fotografar com câmeras digitais são bem mais fáceis e o elemento surpresa é cada dia menor, o apertar o botão e a câmera fazer todo o processo; capturar a luz ambiente, calcular a velocidade do obturador, nada disso é necessário se a sua câmera é uma digital onde o automático faz todo este processo. A fotografia é mais do que um simples aperto de botão. É uma arte que o artista é um observador que busca ser fiel ou não ao instante recortado em sua lente, mas se a opção é fotografar com uma simples lata como fazer isso?
.
A nossa primeira dica é: Enxergar além do que os olhos podem ver. O momento é único e o instante não capitado em milésimos de segundos e sim no intervalo de cinco a dez segundo no mínimo.
.
Fotografar com uma lata na era digital parece ser um retrocesso, mas é a busca da raiz que a fotografia artesanal mostra o seu diferencial.
.
O Lata Mágica Recife, trabalhou os últimos oito meses com as câmeras digitais porem é o artesanal que provoca nos fotógrafos: Willam Duarte & Odilene Andrade, uma busca por algo maior do que apenas fotografar.
.
Transmitir um conhecimento e dar a chance para que todos que não podem ter em suas mãos este objeto que com um aperto no botão faz todo o processo, as latas doam este sentimento de paixão e valorização do indivíduo singular.
.
Voltamos com toda a força que tínhamos há quatro anos como começamos.
.
Agradecemos a todos que sempre nos incentivaram e para recomeçar nós digam o que vocês gostariam que fossem fotografados na região metropolitana do Recife.
.
Willam Duarte.
.

Sem comentários: