Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 2 de agosto de 2009

Agência fotográfica Gamma em risco de desaparecer


Foto: Françoise Demulder/ Gamm

.

A célebre agência fotográfica francesa Gamma, que garantiu a cobertura de acontecimentos como o Maio de 68 e a guerra do Vietname, vê agora a sua continuidade em causa.

.

A empresa tem actualmente 55 trabalhadores, sendo que 14 deles são fotógrafos. Segundo o jornal "El Mundo", apenas o departamento que produz fotografias de celebridades ainda permanece rentável.

.

"Só querem manter as secções que não têm custo e geram muito dinheiro. Ter que fazer sempre mais com menos dinheiro é a morte do fotojornalismo", declarou um fotógrafo da agência.

,

A Gamma foi fundada em 1966 e nela se destacou uma geração de ouro de fotojornalistas franceses, como Raymond Depardon e Françoise Demulder. As suas imagens, muitas delas distinguidas, foram publicadas meios de todo o Mundo.

.

.

in Jornal de Notícias - 2009.08.02

.

.

Sem comentários: