Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

domingo, 2 de agosto de 2009

Agência fotográfica Gamma em risco de desaparecer


Foto: Françoise Demulder/ Gamm

.

A célebre agência fotográfica francesa Gamma, que garantiu a cobertura de acontecimentos como o Maio de 68 e a guerra do Vietname, vê agora a sua continuidade em causa.

.

A empresa tem actualmente 55 trabalhadores, sendo que 14 deles são fotógrafos. Segundo o jornal "El Mundo", apenas o departamento que produz fotografias de celebridades ainda permanece rentável.

.

"Só querem manter as secções que não têm custo e geram muito dinheiro. Ter que fazer sempre mais com menos dinheiro é a morte do fotojornalismo", declarou um fotógrafo da agência.

,

A Gamma foi fundada em 1966 e nela se destacou uma geração de ouro de fotojornalistas franceses, como Raymond Depardon e Françoise Demulder. As suas imagens, muitas delas distinguidas, foram publicadas meios de todo o Mundo.

.

.

in Jornal de Notícias - 2009.08.02

.

.

Sem comentários: