Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Abbey Road: lendária foto dos Beatles faz 40 anos


.


.
.
Há 40 anos, os Beatles tiraram uma foto em uma das faixas de pedestres mais famosas do mundo, em frente aos estúdios da Abbey Road em Londres. Por isso, neste sábado (8), diversos fãs se reuniram para celebrar o aniversário da foto, capa do último disco gravado e considerado o mais importante da banda, também chamado ''Abbey Road''.
.

.

A foto, clicada por Iain Macmillan, foi tirada em uma rápida sessão de fotos (que durou cerca de 10 minutos) na faixa de pedrestes que fica na frente do lendário estúdio onde o grupo fazia suas gravações.
.
Preparando a arte do álbum que seria lançado no dia 26 de setembro daquele ano, os quatro músicos cruzaram a rua algumas vezes para que o fotógrafo pudesse fazer o famoso clique. Ao todo, existem seis imagens dessa sessão e a predileta de McCartney foi a escolhida para a capa.
.
Em pouco tempo, o lugar se tornou ponto de encontro para diversos fãs da banda que, ano após ano, tentam reproduzir a lendária foto atravessando a faixa de pedestres mais famosa do planeta. No site do estúdio de Abbey Road há até uma webcam que filma a rua durante 24 horas e transmite as imagens para o mundo todo.
.
A composição da foto, idéia de McCartney, segundo Brian Southall, autor de um dos livros mais completos sobre o Abbey Road, também virou motivo de paródia ou homenagem de desenhos animados como Simpsons ou programas infantis como Vila Sésamo.
.
Fora o fato de as faixas brancas estarem desgastadas, o cenário da foto quase não mudou. Popular na época, o bairro se tornou uma área residencial afastada de Londres, cheia de propriedades de milhões de libras.
.
Tony Bramwell, o ex-empresário dos Beatles, esteve presente em Abbey Road neste sábado, como há 40 anos.''Além de Paul e Ringo, sou a única pessoa ainda viva que estava presente naquele dia. É fantástico ver que tudo isso continua igual'', afirmou.
.
''Apesar das revoluções musciais dos últimos 40 anos e dos novos gêneros musicais, os Beatles continuam sendo o número um'', acrescentou. Segundo ele, McCartney e Starr ficaram de assistir pela tv esse momento histórico. ''Eles não se cansam de recordar os bons momentos. Quem pode ficar chateado por ter sido um Beatle?'', questiona.
.
Uma réplica do Rolls Royce de cores psicodélicas de John Lennon foi estacionado perto do histórico local. Um dos organizadores da cerimônia, Richard Porter, proprietário de um café próximo e dedicado aos Beatles, diz que está impressionado com o número de fãs presentes.
.
''Sempre vem gente de todo mundo ao meu café. E hoje já recebemos 15 equipes de televisão de diferentes países e Deus sabe quantos fotógrafos'', comentou.
.
''A foto é fácil de copiar. É simples e o lugar é como o local de peregrinação em memória dos Beatles'', acrescentou.
.
Os Beatles gravaram quase todos seus discos no estúdio de Abbey Road, cuja sede, inaugurada no início dos anos 1930, vale mesmo uma visita.
.
Ali também gravaram artistas como Fred Astaire, Fats Waller, U2, Oasis e Manic Street Preachers.
.
Mistério
.
Além de famosa, essa foto também carregando muito mistério e contribui com o lendário boato de que o ''verdadeiro Paul McCartney'' teria morrido no meio da década de 60.
.
Segundo os rumores, a foto teria servido para encenar o ''enterro'' do verdadeiro Paul: John Lennon seria o padre (roupas brancas), Ringo Starr seria o encarregado do funeral (terno preto), Paul McCartney o cadáver (com terno e sem sapatos nos pés, como é tradição em algumas religiões) e George Harrison o coveiro (roupas de trabalho). Além disso, Paul é o único do quarteto com a passada invertida durante sua caminhada.
.
Fora isso, outro elementos também ''provariam'' a tese de que Paul estaria morto. O fusca estacionado do lado esquerdo tem a placa LMW-281F. Os boatos apontam que a sigla seria ''Linda McCartney Widower'' ou, em português, ''Linda McCartney viúva''. Levando em consideração o número 1 como a letra I, o restante seria ''28IF'', apontando que o verdadeiro Paul teria 28 anos de idade se estivesse vivo.
.
No lado direito da imagem, há dois carros pretos de modelos usados comumente para funerais no Reino Unido. Segundo os boatos, ambos estão direcionados para um cemitério localizado nas proximidades do estúdio Abbey Road.
.
Com agências
.
.
in Vermelho - 8 DE AGOSTO DE 2009 - 18h32
.
.
ver também
.

Abbey Road - Wikipédia, a enciclopédia livre

.

Abbey Road (album) - Wikipedia, the free encyclopedia


.
,

Sem comentários: