Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Brasil: "A Message for You" - exposição do fotógrafo Guy Bourdin

.

Portal Último Segundo - 14/08 - 15:53 - Redação .

SÃO PAULO - Belo e ao mesmo tempo irônico. Essa é uma boa definição do trabalho do fotógrafo francês Guy Bourdin. Um dos mais importantes nomes da fotografia de moda, o artista morto em 1991 tem seus principais trabalhos reunidos na exposição "A Message for You", em cartaz em São Paulo até o final de agosto.

.

Divulgação
Foto de Guy Bourdin
A mostra reúne imagens publicadas em revistas, fotos inéditas, campanhas de grandes grifes e ainda curtas-metragens e seus pioneiros editoriais em movimento. Estará em cartaz no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), entre 14 e 31 de agosto.
.

No total, são 177 trabalhos. Neles, é possível perceber um olhar que mistura luxo, glamour e erotismo com boas doses de violência e ironia. A mostra é a terceira do projeto Iguatemi Photo Series, que já trouxe obras de David LaChapelle e Rankin ao Brasil.

.

Nascido em 1928, Bourdin começou a trabalhar para a Vogue francesa nos anos 1950. Publicou também na Harper's Bazaar e fotografou campanhas para Chanel, Issey Miyake, Versace e para a loja de departamentos Bloomingdale's.

.

Divulgação
Era colega de Helmut Newton, foi pupilo de Man Ray e influenciado pelos surrealistas Magritte, Balthus e Buñuel. Guy Bourdin inspirou trabalhos de artistas como o fotógrafo David La Chapelle e o cineasta David Lynch.
.
Faleceu em 1991.

Serviço

.

"Guy Bourdin: A message for you"
Abertura: 14/08, a partir das 20h (somente convidados)
Visitação: 15/08 a 31/08, das 10h às 19h
MuBE (Museu Brasileiro da Escultura)
Avenida Europa, 218, Jardim Europa
Telefone: 11 3081 8611
Entrada Franca

.

.

Ver mais em:

.

guybourdin.net

.

.

Sem comentários: