Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 26 de setembro de 2021

Templos religiosos 18 - Árvore (Vila do Conde)

 * Victor Nogueira

Árvore é uma freguesia de Vila do Conde com três templos católicos: a Igreja de S. Pedro e as Capelas da Boa Nova e de N. Sra de Fátima, esta no lugar de Areias, edificada e aberta ao culto em 1959. 


Capela de N. Sta de Fátima





Alminha


Crizeiro

Capela da Boa Nova

De medianas proporções e curiosa arquitetura, em forma hexagonal, com a frontaria de excelente cantaria, ao estilo barroco, data, porém, da primeira metade do século XIX (1824/1826). As paredes laterais são revestidas de azulejo e possuem rasgadas janelas de recorte mistilíneo.

Naquele local teria existido, em tempos, uma grande cruz que teria servido como facho para guia da entrada na barra de Vila do Conde. Conta a tradição que foi mandada erigir como promessa duma tripulação, já com poucas esperanças de salvamento, caso chegasse a porto seguro.







Alminha

J
Igreja do Divino Salvador
















Fotos em 2021 09 23 Canon 196_09

Sem comentários: