Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Fotos de capa em setembro 13

 * Victor Nogueira


2021 09 13 Fotos victor nogueira - Setúbal - Caixas da EDP - Pinturas

De autorias diversificadas, estas caixas de electricidade, não figurativas,  encontram-se espalhadas pela cidade. Entre os autores figuram os artistas Ana Quintino, Gonçalo Mar, TVFER ou Colectivo Explicit Citizens.


2020 09 13 jjcf autocolantes para a Agro-Barroso 1981 e 1983


2019 09 13 foto victor nogueira - mural em Setúbal, num armazém de bebidas (foto em 2018.07.31)


2019 09 13 foto jj  castro ferreira - na  Quinta de S. Paulo, um espaço de lazer  ente Setúbal e Palmela,onde se encontram as ruínas de dois conventos, os de S. Pedro e de S. Paulo, um deles a ser recuperado. Nas cercanias, em Alferrara, encontra-se a mãe-de-água do Aqueduto dos Arcos, que abastecia a  então vila de Setúbal. Na foto: Conceição, Susana, Victor, Emília, Celeste, Luísa e João.


2018 09 13 foto victor nogueira - Setúbal - laranjeira e Igreja de N. Sra da Saúde, no Outeiro da Saúde


2019 09 13 foto victor nogueira - mural em Setúbal, num armazém de bebidas alcoólicas (foto em 2018.07.31)



2017 09 13 Luanda e Setúbal, a baía e o estuário, o oceano e o rio, as fortalezas de S. Miguel e de S. Filipe, a Ilha do Cabo e a Península de Tróia, a água e o céu límpido e azul (postal ilustrado e foto victor nogueira


2016 09 13 foto victor nogueira - no Rio Ave, entre a réplica duma nau quinhentista e o Convento de Santa Clara que foi donatário da Vila medieval e quinhentista. No cimo junto ás árvores o Aqueduto, concluído no início do sec. XVIII para servir a referida casa  conventual.

Os estaleiros que neste local existiram durante séculos e onde se construíram muitas naus foram nos finais do séc XX  deslocados para Azurara, na margem esquerda do Ave. A ponte actual substitui a de ferro, como a de Viana do Castelo,que conheci. Ponte contra cuja construção as Freiras do poderoso Convento de Santa Clara  se opuseram enquanto força tiveram, donatórias feudais que eram da Vila e das múltiplas taxas que eram seu rendimento, incluindo a travessia de barca, sem esquecer o sal e as azenhas. Toda esta zona foi profundamente requalificada.

Comemora-se em 2016 o 500º  aniversário da concessão de Novo Foral à Vila por D. Manuel I, substituto do anterior, de D. Dinis.


2013 09 13


2012 09 13 Foto Victor Nogueira - Amora - Quinta da Atalaia - Festa do Avante 2012


Sem comentários: