Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Templos religiosos 17 - Vila do Conde - Igreja de Santo Estevão, em Gião

 * Victor Nogueira

A Igreja Paroquial de Santo Estevão é um edifício de certo porte e imponência de arquitectura setecentista. A fachada foi revestida a azulejos em tons de azul e branco em 1965, apresentando três silhares ou painéis com imagens de Santo António (à direita) a da Anunciação (à esquerda). No tímpano há um terceiro painel historiado figurando dois Arcanjos ladeando o Santíssimo Sacramento. Ao alto um janelão gradeado de esquadria. A empena sustenta um remate em arco redondo.

Defronte da igreja existe um cruzeiro de traça simples, Não muito distante da Igreja Paroquial, ergue-se um outro cruzeiro assente num pódio quadrangular de três degraus, com base bulhosa, fuste cilíndrico e cruz de braços trifoliados assente em capitel. Ao lado ca igreja uma "alminha" ou oratório. Uma alameda ladeada de árvores conduz ao cemitério, que data de 1872.

Via Veteris, da ocupação romana, atravessava estas terras. O documento mais antigo conhecido, datado de 921, refere-se à venda de um prédio rústico do lugar de Tresval. Gião foi reitoria do Mosteiro de Vairão, no antigo concelho da Maia. A sua primitiva igreja, disputada, no século XIV, pelo mosteiro de Santo Tirso, continuou, no entanto pertença do mosteiro de Vairão. A igreja atual data do século XVIII / XIX.  A freguesia foi integrada no concelho de Vila do Conde como resultado da administrativa de 1836.












Ceuzeiros





Catafalco





Cemitério


Alminha ao lado da Igreja



Alminhas ao longo dos caminhos



Fotos em 2021 02 19 Canon 196_09


b









Fotos em 2015.10 GEDC

Gião (Vila do Conde)

Sem comentários: