Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 12 de setembro de 2021

Fotos de capa em setembro 12

 * Victor Nogueira


2016 09 12 Fotos victor nogueira - Setúbal - Caixas da EDP - Pinturas 

De autorias diversificadas, estas caixas de electricidade encontram-se espalhadas pela cidade e nelas estão representadas a fauna e flora da região bem como uma varina e a Lota do peixe  (parece mas não é o Big Ben londrino) ou o poeta Bocage. Entre os autores figuram os artistas Smile, TVFER ou Colectivo Explicit Citizens.


2020 09 12 Hoje a Mariana, a caçula da família, tem direito a capa, a partir dum filme do Rui Pedro, neste fim-de-semana, aventurando-se a andar sozinha, pelo seu pé, muito destemida, apressada e concentrada, sob a aba larga e protectora do chapéu de exploradora e o olhar vigilante do daddy.


2020 09 12 foto victor nogueira . fim de vida - barcos varados nas margens do estuário do rio Sado, em Setúbal


2019 09 12 foto victor nogueira - setúbal - Forum Municipal Luísa Todi e monumento à cantora lírica setubalense (2017-12-08)


2016 09 12  SOBRE A ENTREVISTA DO JUIZ CARLOS ALEXANDRE 

Pois a mim pareceu-me que a entrevista é de "indirectas" algumas das quais - segundo o mensageiro e portador da carta - dificilmente comprováveis. Havendo escutas e entre-vistas, deveria o Juiz ter de Conrado guardado o prudente silêncio ? É utopia pensar-se que a Justiça é cega, pois o Juiz interpreta e aplica a Lei que outros Poderes publicaram, e fá-lo com a Consciência da classe a que pertence ou com a qual se identifica. Como diz a Prevenção Rodoviária, PARE, OLHE, ESCUTE ?

COMENTÁRIO EM Ainda bem que o juiz Carlos Alexandre deu a entrevista que não devia ter dado (artigo de Francisco Louçã)


2013 09 12 Foto Victor Nogueira - Almada - praça da portagem da Ponte 25 de Abril e Cristo-Rei


2012 09 12 Foto Victor Nogueira - Amora - Quinta da Atalaia - Festa do Avante 2012 - Pavilhão Central - os prelos clandestinos


2011 09 12 Luanda - na churrasqueira Vilela ~ Manuel, Victor, Maria Emília e Zé Luís

Não me lembro se era nas Estrada de Catete ou na do Cacuaco que havia uma série de restaurantes ao ar livre, com as mesas debaixo de caramanchões, onde se comia bacalhau assado e frango assado com piri-piri/gindungo/malagueta


2011 09 12 Os três manos - Luanda - 1951 ~~~~~~~~ Lágrima de preta - António Gedeão - Poemas


2011 09 12 Álbum Retratos - Fotos por Victor Nogueira


2011 09 12 Setúbal - 3 gerações - foto Rui Pedro - Rui Pedro, Victor, Susana, Maria Emília


2010 09 12

Sem comentários: