Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Fotos de capa em setembro 07

 * Victor Nogueira


PCP 2021 - 100 anos - Jornais da Prisão - 

Apresentam-se aqui alguns títulos dos "jornais da prisão", manuscritos, feitos clandestinamente por presos políticos comunistas, num período que vai de 1934 a 1945, nas prisões de Peniche, Caxias, Penitenciária de Lisboa, Cadeia de Monsanto, Aljube, Angra do Heroísmo e Tarrafal. 

Os 17 títulos, abrangendo 64 números, constitui o espólio preservado dos cerca de 200 números que terão sido feitos durante este período de 11 anos, mas não encontrados até hoje.

Pela sua natureza, pelo facto de se terem publicado durante um tão longo período - só possível porque os presos conseguiram resolver problemas tão complexos, como arranjar papel e tinta, produzi-los, fazê-los circular pelos presos e defendê-los da permanente vigilância dos carcereiros - por serem uma prática extensiva à generalidade das cadeias e pela sua qualidade gráfica, estes documentos são considerados únicos no movimento revolucionário.

Os jornais da prisão foram escritos por comunistas, para comunistas. São jornais de presos de organizações partidárias específicas como é o exemplo de “O Carril Vermelho”, órgão dos presos comunistas da Carris; “Potenkin”, órgão dos presos comunistas ex-marinheiros; “Pavel” órgão dos jovens comunistas presos em Peniche, mas são também jornais cuja função fundamental é a formação ideológica dos quadros como é o caso do “Reduto Teórico” do Tarrafal.

Neles encontramos a abordagem de questões cadentes como a natureza do fascismo e os seus destinos, a constituição das Frentes Populares, o problema da unidade antifascista, as causas e as consequências da guerra, sobre a Revolução de Outubro e o papel da União Soviética no combate ao nazi-fascismo.

in https://www.marxists.org/portugues/tematica/jornais/jornais-prisao.htm


2020 09 07 fotos victor nogueira - festa do avante 2013 - 2 fotos


2019 09 07 Foto victor nogueira - A Festa do Livro na Festa do Avante


2017 09 07 foto victor nogueira - a 'Évora' - a cadela e 'ai-Jesus' do Rui Pedro


2015 09 07 foto victor nogueira - Mindelo - veraneantes contemplando o mar-oceano


2013 09 07 Desenho de Yolanda Botelho


2013 09 07 Festa do Avante 2013


2013.07.09  Cartoon de Mortimer


2012 09 07 Foto Victor Nogueira - Amora - Quinta da Atalaia - Festa do Avante 1998

Sem comentários: