Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sábado, 3 de junho de 2017

As quadras populares da Anunciada, em Setúbal

* Victor Nogueira

Pelas paredes das ruas do Bairro da Anunciada  dezenas de quadras populares falando do que presumo sejam ou tenham sido seus habitantes vão sumindo por acção dos agentes atmosféricos erosivos. A origem desta iniciativa é-me desconhecida mas aqui fica uma pequena recolha do que aleatoriamente tenho registado ao longo dos tempos. Não tendo sido um trabalho sistemático, nem sempre consegui localizar onde se encontra cada uma delas


Rua da Brasileira






Rua José Adelino dos Santos


 Rua José Adelino dos Santos


 Rua José Adelino dos Santos

Em  tempo - No blog Nesta hora  Em 2012 escreve João Ribeiro que  "em Setúbal, o Bairro de Tróino tem poesia na parede", acrescentando que "no Bairro de Tróino, um dos mais característicos bairros de Setúbal, há paredes que se têm oferecido à poesia, aí sendo semeadas quadras assinadas por Alice Ramos, versando as marcas, as figuras, o típico do local. Surgem numeradas, por aqui e por ali, surpreendendo o passante e evocando histórias da cidade. Aqui ficam algumas... " Clicar em http://nestahora.blogspot.pt/2012/06/em-setubal-o-bairro-de-troino-tem.html para visuallizar algumas outras dessas quadras.

Sem comentários: