Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

domingo, 16 de outubro de 2016

revisitando o porto da minha adolescência em domingo cinzentonho e chuviscoso

* Victor Nogueira


Do Largo do Priorado até à Rua Fernandes Tomás passando pela Praça da República e pelo Largo do Padrão, a reportagem nas paragens nos semáforos. Com o centro do Porto transformado em estaleiro e o trânsito alterado, foi um bico de obra passar da Rua Gonçalo Cristóvão à Rua Formosa. Valeu-me conhecer bem o centro da cidade e ter pontos de referência. Levei 20 minutos do Mindelo ao Carvalhido e 20 minutos para conseguir chegar à Rua Fernandes Tomás, onde ia almoçar a casa da minha tia Teresa. Da próxima, em chegando ao final da Gonçalo Cristóvão, o melhor é seguir para a Praça do Marquês, apanhar a  Circunvalação  e descer a Rua Santos Pousada, onde também morei com o meu avô paterno.


Largo do Priorado - antigo Liceu D. Manuel II
neste Liceu reprovei no 5º ano de Ciências


Largo do Priorado - Junta da Freguesia de Cedofeita. Um pouco mais adiante, na Travessa da Carvalhosa, morei em casa dos meus avós paternos, quando estive em Portual pela 1ª vez, em 1949 / 50



Praça da República (antiga Praça de Santo Ovídio ou Campo da Regeneração)
Perto, na Rua dos Bragas, morava o meu avô materrno, em casa de quem vivi em 1962 / 63, da 2ª vez que estive em Portugal




Rua Gonçalo Cristóvão


Capela de Fradelos (N. Sra da Boa Hora)




silo automóvel da Rua Gonçalo Cristóvão





Rua das Carvalheiras e silo automóvel da Rua Gonçalo Cristóvão


Mercado do Bolhão


Praça da Liberdade - Estátua equestre de D. Pedro IV,


Praça da Liberdade - Passeio das Cardosas


Mercado do Bolhão


Rua de Sá da Bandeira



Mercado do Bolhão


Largo do Padrão. A um café à esquerda vinha muitas vezes com o meu avô paterno em 1962 / 63 e a uma tabacaria junto aos semáforos vinha comprar o jornal e a banda desenhada.


Largo do Padrão (ao fundo a Rua de Santo Ildefonso)


Rua Fernandes Tomás


Rua Fernandes Tomás - antigo Quartel dos Bombeiros

  

Rua Fernandes Tomás, cruzamento com a Rua D. João IV
(neste prédio morava o meu avô paterno, onde também vivi em 1962 / 63)






Rua Fernandes Tomás

fotos em 2016.10.16

Sem comentários: