Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

domingo, 16 de outubro de 2016

Vila Maria, em Setúbal


foto Victor Nogueira - Vila Maria - Para além dos casebres insalubres e dos bairros de lata onde morava a maioria do operariado, teve Setúbal algumas Vilas Operárias, como o Bairro António José Baptista (actualmente descaracterizado) e a Vila Maria (demolida sem apelo nem agravo, baldadas as minhas tentativas para que fosse preservada, como baldadas foram as que tentei para preservar como memória algumas das casas do Bairro Afonso Costa). Esta é uma das fotos que fiz antes da demolição da Vila Maria.


publicada em https://www.facebook.com/groups/coisasdesetubal/

Sem comentários: