Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Mindelo - a Rua da Igreja e a Praça de S. João Evangelista

*  Victor Nogueira


O Largo da Igreja, contíguo à Praça de S. João Evangelista, com o seu parque infantil, é uma encruzilhada donde irradiam ou para onde convergem as Ruas da Estação, da Praia, da Fonte e da Igreja, Esta entronca na Rua da Lameira que por sua vez termina na Rua da Estação. 

Na Praça de S. João encontram-se a Igreja do séc. XVIII, o cruzeiro  e, nela e nas ruas adjacentes, algum comércio e serviços: drogaria, agência bancária, padaria, cafés e pastelarias, mini-mercado, vestuário, mini-mercearias, cabeleireiras, dentista, fisioterapaia, papelarias, pronto-a-comer, imobilária, florista, agência funerária - o cemitério é ao lado - comida para animais, veterinário, talho,  ... Onde hoje é a Praça era um campo onde ao domingo se realizava um pequeno mercado, não de produto alimentares

E na Rua da Igreja casas de lavoura, não muito grandes, é certo.  Parte desta rua situa-se numa depressão, por onde corre uma vala ou ribeira.

Rua da Lameira






















Rua da Igreja













Largo  da Igreja e Praça de S. João Evangelista








agência bancária



(ao  fundo a Rua da Igreja)


(Ao fundo á direita a Rua da Fonte)


Praça S- João Evangelista















(ao fundo a Rua do Covelo)






Rua do Covelo




fotos em 2016.09 e 2016.10.06/07

Sem comentários: