Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 14 de março de 2011

«BESphoto 2011»



«BESphoto 2011» redcliff
Género: Fotografia Museu Colecção Berardo - Fundação de Arte Moderna e Contemporânea
De: 15/03/2011 a 13/06/2011 Horários: 2ª,3ª,4ª,5ª,6ª,Sab,Dom

7ª edição do BESphoto
Os artistas que irão participar na edição do BESphoto 2011 são: Carlos Lobo, Kiluanji Kia Henda, Manuela Marques, Mário Macilau e Mauro Restiffe.

Na opinião do Júri, a nomeação de Carlos Lobo (Portugal), ‘resultou da precisão da sua abordagem à fotografia de paisagem urbana’ tendo como referência as exposições ‘The sonic booms’, 2009, e ‘Far Far East’, 2010, na Galeria MCO Arte Contemporânea (Porto).

A escolha do artista Kiluanji Kia Henda (Angola) prende-se com ‘o trabalho desenvolvido em torno da sua experiência da história recente de Angola e da crítica incisiva sobre a condição pós-colonial do seu país’. Destaca-se o trabalho apresentado na exposição da Galeria SOSO – Arte contemporânea africana (São Paulo) e na sua participação na Bienal de São Paulo, 2010.

A nomeação de Manuela Marques (Portugal) prende-se com a ‘sua poética da intimidade expressa em diversos projectos fotográficos da artista’, nomeadamente na Exposição "In Situ" na Galeria Caroline Pagès (Lisboa), 2010.

Sobre a selecção de Mário Macilau (Moçambique), o júri salienta ‘a qualidade da sua representação do panorama social e cultural de Moçambique e da linha ténue que situa o seu trabalho entre a ficção e o documentário’. Destaca-se o trabalho apresentado na exposição no Centro Cultural Português/Instituto Camões (CCP/IC) de Maputo, 2009.

Sobre a escolha de Mauro Restiffe (Brasil), o júri realça ‘ o uso que o artista faz da tradição da história da fotografia na tomada de paisagens contemporâneas’ tendo como referência a exposição ‘Mirante’ apresentada no âmbito do Festival PhotoEspaña09, Casa de América, (Madrid), 2009 e Galeria Fortes Vilaça (São Paulo), 2010.

Os artistas seleccionados apresentarão os seus trabalhos no Museu Colecção Berardo numa primeira exposição que estará patente de 14 de Março a 13 de Junho de 2011 e que itinerará para a Pinacoteca de São Paulo para ser apresentada entre Agosto e Setembro de 2011.

Algumas obras dos artistas seleccionados
Carlos Lobo

Mário Macilau
Kiluanji Kia Henda

Mauro Restiffe
Manuela Marques




.

Sem comentários: