Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 14 de março de 2011

«BESphoto 2011»



«BESphoto 2011» redcliff
Género: Fotografia Museu Colecção Berardo - Fundação de Arte Moderna e Contemporânea
De: 15/03/2011 a 13/06/2011 Horários: 2ª,3ª,4ª,5ª,6ª,Sab,Dom

7ª edição do BESphoto
Os artistas que irão participar na edição do BESphoto 2011 são: Carlos Lobo, Kiluanji Kia Henda, Manuela Marques, Mário Macilau e Mauro Restiffe.

Na opinião do Júri, a nomeação de Carlos Lobo (Portugal), ‘resultou da precisão da sua abordagem à fotografia de paisagem urbana’ tendo como referência as exposições ‘The sonic booms’, 2009, e ‘Far Far East’, 2010, na Galeria MCO Arte Contemporânea (Porto).

A escolha do artista Kiluanji Kia Henda (Angola) prende-se com ‘o trabalho desenvolvido em torno da sua experiência da história recente de Angola e da crítica incisiva sobre a condição pós-colonial do seu país’. Destaca-se o trabalho apresentado na exposição da Galeria SOSO – Arte contemporânea africana (São Paulo) e na sua participação na Bienal de São Paulo, 2010.

A nomeação de Manuela Marques (Portugal) prende-se com a ‘sua poética da intimidade expressa em diversos projectos fotográficos da artista’, nomeadamente na Exposição "In Situ" na Galeria Caroline Pagès (Lisboa), 2010.

Sobre a selecção de Mário Macilau (Moçambique), o júri salienta ‘a qualidade da sua representação do panorama social e cultural de Moçambique e da linha ténue que situa o seu trabalho entre a ficção e o documentário’. Destaca-se o trabalho apresentado na exposição no Centro Cultural Português/Instituto Camões (CCP/IC) de Maputo, 2009.

Sobre a escolha de Mauro Restiffe (Brasil), o júri realça ‘ o uso que o artista faz da tradição da história da fotografia na tomada de paisagens contemporâneas’ tendo como referência a exposição ‘Mirante’ apresentada no âmbito do Festival PhotoEspaña09, Casa de América, (Madrid), 2009 e Galeria Fortes Vilaça (São Paulo), 2010.

Os artistas seleccionados apresentarão os seus trabalhos no Museu Colecção Berardo numa primeira exposição que estará patente de 14 de Março a 13 de Junho de 2011 e que itinerará para a Pinacoteca de São Paulo para ser apresentada entre Agosto e Setembro de 2011.

Algumas obras dos artistas seleccionados
Carlos Lobo

Mário Macilau
Kiluanji Kia Henda

Mauro Restiffe
Manuela Marques




.

Sem comentários: