Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quarta-feira, 30 de março de 2011

História do Calendário da Pirelli



PIRELLI - O Calendário

uma coleção de obras-primas


Para a Pirelli, o Calendário é um símbolo de comunicação.
.
Por mais de quarenta anos, cada Calendário Pirelli tem sido uma coleção de imagens que expressa um conceito específico da beleza feminina.
.
Os diretores de arte e fotógrafos do Calendário Pirelli sempre geraram um conceito muito sofisticado de beleza, ficando entre o glamour e o estilo.
  .
Apesar da variedade de autores e da complexidade de estilos, o Calendário Pirelli é uma idéia sem igual de beleza fotográfica, o que reflete o espírito dos nossos tempos
.
Diversas vezes, o Calendário sugeriu itinerários muito distantes, como Bahamas, Seychelles, Maiorca e Tunísia, ou, em algumas ocasiões, as luzes de um estúdio na cidade.
.
Os locais da natureza, do mar, das nuvens, do céu e do deserto, com as anatomias de rochas e aspectos femininos, removem a idéia fotográfica do contexto e da vida cotidiana. 
.
O Calendário Pirelli dá vida a nossas fantasias, extraindo luzes, cores e formas dos próprios projetos.


A interpretação fotográfica de Harri Peccinotti's em 1968; as imagens de Sarah Moon, de 1972; as de Norman Parkinson em 1985; o pós-moderno Arthur Elgort em 1990 e o famoso Richard Avedon em 1995: no fim, cada um oferece o que tem como ideal em beleza, uma mistura de natureza e aspectos femininos. 
.
O Calendário redefiniu as normas da fotografia glamourosa;
.
Os Calendários tradicionais eram postos nas paredes de garagens - agora estão expostos em museus. A Pirelli tem renovado padrões ano após ano. 
.
.
Assim é o Calendário Pirelli.


 
Última Revisão: 21-11-2009
 .

Sem comentários: