Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 14 de julho de 2009

tista americano mistura maquetes e fotografia para retratar sexo ao ar livre

Por Paco Llistó 13/7/2009 - 16:04




Provocante, único, surreal. Esses são apenas alguns dos adjetivos que definem o trabalho do artista americano Jonah Samson.

.

Médico de dia e fotógrafo à noite, Samson vem se destacando por sua série de dioramas, técnica inventada no século XIX que mistura maquete e fotografia. Sua empreitada mais recente se chama "Pleasantville", uma cidade imaginária cujos moradores, na verdade pequenos bonecos com um pouco mais de 2 centímetros de altura, são retratados em posições comprometedoras. Uma dessas maquetes, por exemplo, intitulada "Happy Trails" (trilhas felizes, na tradução literal), mostra dois homens praticando sexo oral ao ar livre em meio à floresta.

.

Em outra maquete, Samson traz à tona o universo pornô ao mostrar um casal gay sendo filmado em cima de um automóvel fazendo sexo. Nessa "realidade" construída há também espaço para o macabro, como no diorama em que um cadáver é enterrado em frente a um trailer ou na maquete que mostra um assassino e sua vítima. Apesar da ideia cruel, a obra de Samson tem um forte apelo visual e chama a atenção pelo ineditismo e por ser carregada de simbologias explícitas e humor negro. Para o artista, o sexo e a violência, juntos ou não, compõem a indústria do entretenimento, especificamente a norte-americana.

.

Atualmente, "Pleasantville" está em cartaz na galeria G. Gibson, em Seattle, até o final de julho. Nós brasileiros podemos apreciar o trabalho de Samson na internet, em seu site ou Flickr.

.

Muitos beijos e torsos nus

.
Jonah Samson também se destaca por sua série de polaróides com tipos excêntricos e beijos entre homens. No Flickr do artista é possível ver belas fotos de torsos masculinos e de casais gays em situações românticas ou sexy.

.
Confira no álbum alguns dos dioramas de Jonah Samson.

.

in

a capa.com.br/

.

Sem comentários: