Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fotojornalismo: Gerda Taro e Robert Capa

08 Julho, 2009

Taro + Capa

Gerda Taro, miliciana republicana a treinar numa praia, Arredores de Barcelona, 1936
© ICP

A produção fotográfica de Gerda Taro (Estugarda 1910 - Brunete 1937) foi curta mais intensa, sobretudo o trabalho que desenvolveu no decorrer da Guerra Civil de Espanha, onde partilhou o ofício com Endre Friedman, que ficou para a história como Robert Capa. No ano passado o International Center of Photography de Nova Iorque decidiu organizar a primeira retrospectiva da obra Taro. Mas não sem a companhia de alguns trabalhos de Capa (ou pelo menos de alguns que lhe são atribuídos) que se prestam inevitavelmente à comparação dos diferentes olhares, mas que sobretudo enriquecem os contextos em que as imagens de ambos foram tomadas. Isto sem contar com a dúvida que pesará sempre sobre a verdadeira autoria de muitas das sequências registadas durante o conflito espanhol.
.
Depois de Londres e Milão, as exposições Gerda Taro: Retrieving History e Robert Capa at Work chegam a Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), em Barcelona, onde vão ficar até 27 de Setembro. Na primeira mostra reúne-se todo o espólio atribuído a Taro, inclusivamente 3 fotografias inéditas reveladas na "mala mexicana". Na segunda aparecem seis reportagens de guerra assinadas por Capa, entre as quais três da Guerra Civil espanhola e as imagens míticas do desembarque na Normandia.

Gerda Taro
© ICP
+ Capa" addthis:url="http://artephotographica.blogspot.com/2009/07/taro-capa.html" class="addthis_toolbox addthis_default_style">

Sem comentários: