Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 12 de julho de 2009

Évora: Exposição de Bert Teunissen no Palácio de D. Manuel




quinta-feira, 9 de Julho de 2009 | 15:15

Uma exposição de fotografia do holandês Bert Teunissen, intitulada «Domestic Landscapes», que conta com a colaboração do Museu da Imagem e da Câmara Municipal de Braga, está patente até finais de Julho no Palácio de D. Manuel, em Évora.
.

Bert Teunissen nasceu na Holanda em 1959, tendo iniciado a sua carreira de fotógrafo em 1984, em Amesterdão, como assistente de Brian Morris.

.

Recentemente, desenvolveu o projecto «Domestic Landscapes», cujas imagens relativas a Portugal foram pela primeira vez apresentadas no Museu da Imagem de Braga.

.

Neste projecto, Teunissen percorre o interior do país, conseguindo uma relação de forte cumplicidade com alguns habitantes, o que lhe permite invadir a sua intimidade e aí fotografá-los de forma natural.

.

Diário Digital / Lusa
.
.
ver

bertteunissen - «Domestic Landscapes»

.
.

Sem comentários: