Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 25 de julho de 2009

Fabiano Avancini - Um fotógrafo em Angola

http://mariotedeschini.blog.kataweb.it/files/photos/uncategorized/viet.jpg

.

Execução em Saigon, 1 de Fevereiro de 1968, Eddie Adams.
.
24-07-2009 21:45

.
Exposição
Fotógrafo inaugura exposição na UNAP
.

Luanda – Vinte seis fotografias do italiano Fabiano Avancini com o título "Close de Circle" (Fecha o Círculo) estão expostas desde hoje, sexta-feira, no Salão de Exposições da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), em Luanda.

.

As fotos, que estarão patentes por cerca de duas semanas, contém na sua maioria, o retrato de alunos das províncias do Moxico e Luanda, que demonstram a sua satisfação por estarem a estudar.


Na amostra, estão igualmente expostas camisolas com inscrições que apelam à união e ao esforço contínuo para o desenvolvimento do mundo.

.

Em declarações à Angop, o fotógrafo Fabiano Avancini fez saber que a exposição mostra a alegria de viver das crianças angolanas, que estão a estudar e sonham com um futuro melhor.


.

"Fiz estas fotos em Luena (Moxico) e Luanda para mostrar que Angola caminha para um desenvolvimento cada vez mais prospero, e isso está expresso no sorriso das crianças angolanas", referiu.

.

Os lucros a serem obtidos com a venda das fotos, segundo o fotógrafo, serão revertidos para algumas instituições de caridade de Angola.

.

Fabiano Avancini fotografava questões sociais desde o ano de 2004 e já expôs em países como Portugal, Inglaterra e EUA.


.

ANGOP

.

.

Uma imagem, uma história

Execução em Saigon é uma das imagens mais emblemáticas da Guerra do Vietname. A 1 de Fevereiro de 1968 o fotógrafo norte-americano Eddie Adams, ao serviço de uma agência de notícias, registou a execução, a sangue frio, de um guerrelheiro do Vietcong por um chefe de polília de Saigon. A fotografia venceu o prémio Pulitzer de 1969, tornando-se um símbolo da brutalidade da guerra.

Execução em Saigon, 1 de Fevereiro de 1968, Eddie Adams

.

.

Sem comentários: