Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sábado, 25 de julho de 2009

Fabiano Avancini - Um fotógrafo em Angola

http://mariotedeschini.blog.kataweb.it/files/photos/uncategorized/viet.jpg

.

Execução em Saigon, 1 de Fevereiro de 1968, Eddie Adams.
.
24-07-2009 21:45

.
Exposição
Fotógrafo inaugura exposição na UNAP
.

Luanda – Vinte seis fotografias do italiano Fabiano Avancini com o título "Close de Circle" (Fecha o Círculo) estão expostas desde hoje, sexta-feira, no Salão de Exposições da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), em Luanda.

.

As fotos, que estarão patentes por cerca de duas semanas, contém na sua maioria, o retrato de alunos das províncias do Moxico e Luanda, que demonstram a sua satisfação por estarem a estudar.


Na amostra, estão igualmente expostas camisolas com inscrições que apelam à união e ao esforço contínuo para o desenvolvimento do mundo.

.

Em declarações à Angop, o fotógrafo Fabiano Avancini fez saber que a exposição mostra a alegria de viver das crianças angolanas, que estão a estudar e sonham com um futuro melhor.


.

"Fiz estas fotos em Luena (Moxico) e Luanda para mostrar que Angola caminha para um desenvolvimento cada vez mais prospero, e isso está expresso no sorriso das crianças angolanas", referiu.

.

Os lucros a serem obtidos com a venda das fotos, segundo o fotógrafo, serão revertidos para algumas instituições de caridade de Angola.

.

Fabiano Avancini fotografava questões sociais desde o ano de 2004 e já expôs em países como Portugal, Inglaterra e EUA.


.

ANGOP

.

.

Uma imagem, uma história

Execução em Saigon é uma das imagens mais emblemáticas da Guerra do Vietname. A 1 de Fevereiro de 1968 o fotógrafo norte-americano Eddie Adams, ao serviço de uma agência de notícias, registou a execução, a sangue frio, de um guerrelheiro do Vietcong por um chefe de polília de Saigon. A fotografia venceu o prémio Pulitzer de 1969, tornando-se um símbolo da brutalidade da guerra.

Execução em Saigon, 1 de Fevereiro de 1968, Eddie Adams

.

.

Sem comentários: