Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Templos religiosos (94) - Igreja de S. Nicolau, da Santa Casa da Misericórdia, em Azurara

 * Victor Nogueira



Cartaz anunciando as Festas em honra de S. Nicolau de Bari, a 4 de Dezembro de 2022


Estandarte do Rancho das Rendilheiras do Monte, sedeado em Vila do Conde. Rancho das Rendilheiras do Monte. Fundado em 1918, será o mais antigo de Portugal




 Cadeiral da Irmandade


Pia baptismal





Uma das capelas da via sacra, nas cercanias da Igreja de S. Nicolau (Misericórdia)

A Misericórdia de Azurara foi fundada em meados do século XVI, inicialmente sedeada na capela da Confraria de Nosso Senhor dos Passos. As reduzidas dimensões deste templo conduziram á sua ampliação, com diferente traça arquitectónica. Posteriormente, no início do século XVII, foi construída uma nova capela-mor, custeada pelo piloto Francisco Gonçalves Vila Chã e sua mulher, mais tarde nela sepultados em campa rasa.  Para lá desta obra, legaram à irmandade a casa para o hospital, em cujo edifício presentemente funciona um lar para a 3ª idade.

O templo tem como orago S. Nicolau de Mira ou de Bari, padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega, alegadamente sepultado na cidade italiana de Bari. Tendo vivido no século IV, é conhecido como protetor dos marinheiros e comerciantes, santo casamenteiro e, principalmente, amigo das crianças, estando na origem do Pai Natal ou Sant Klaus. Em Azurara  a sua festa celebra-se anualmente no 1º domingo de Dezembro.

De dimensões reduzidas, a igreja da Misericórdia de Azurara, de nave única, apresenta uma fachada ecléctica, em simbiose de elementos de várias campanhas de obra, mantendo elementos seiscentistas de modelo chão, como o portal principal e a estrutura vertical da fachada, que no século XX foi revestida a azulejos. Ao lado da igreja foi erguida a torre sineira.

Neste domingo o templo encontro a igreja aberta, com algumas pessoas idosas no seu interior, orando neste domingo consagrado a S. Nicolau de Bari. 


Fotos em 2022 12 04

VER  Templos religiosos 28 - Azurara - igrejas

Sem comentários: