Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 4 de dezembro de 2022

Templos religiosos (93) - Ermidas e capelas em Azurara

 * Victor Nogueira

Ermidas de S. Sebastião, de N. Sra das Neves e de Sant'Ana

As ermidas eram capelas situadas em lugares ermos. O crescimento urbano verificado ao longo dos séculos integrou muitas delas na malha urbana, passando indistintamente a ser designadas por capela.


Ermida de S. Sebastião





















A Ermida ou Capela de S. Sebastião situa-se numa elevação rochosa de onde se avista a foz do Ave, ali a dois passos. Aqui  se reuniam os pescadores azurarenses para verificarem o estado do mar e decidirem se iniciariam ou não a faina piscatória.

Embora o traçado indicie ser românica, os dois pórticos são góticos, sem "enfeites", embora mais trabalhado o lateral. Em 2021 o  edifício foi  objecto de obras de recuperação, promovidas pelo Município de Vila do Conde-

Ermida  de N. Senhora das Neves


Ermida de N. Senhora das Neves e Convento Franciscano de S. Donato








Junto ao  cemitério de Azurara e ao Convento de S. Francisco situa-se a Ermida de Nossa Senhora das Neves, provavelmente a mais antiga capela de Azurara. Possui um altar de talha com a imagem da padroeira ao centro, ladeada pelas imagens de São Jerónimo e de São Gonçalo. 

«No seu exterior é ladeada por um alpendre.  Reza a lenda que neste local apareceu Nossa Senhora, em forma de pomba, a um pequeno pastor que acompanhava o seu rebanho. A festa de Nossa Senhora das Neves realiza-se todos os anos, no primeiro domingo de Agosto, e é também conhecida por Romaria dos Anéis. O arraial atraia, outrora, grande número de ourives que vendiam, aos rapazes, os anéis em ouro e chumbo com que estes agraciavam as suas pretendidas. Costume ligado a esta festa, e que ainda se mantém, é o de percorrerem a freguesia, 3 vezes ao dia, nos 9 dias que precedem a romaria, tambores, anunciando a festividade. Em tempos idos, o arraial organizava-se à volta da capela, tendo sido, posteriormente, transferido para a área envolvente da Igreja Matriz.» (1)

Para a Romaria dos Anéis os rapazes compravam a ourives vindos do Porto, anéis que depois ofereciam às raparigas.

Ermida de Sant'Ana


No topo duma íngreme calçada, com deslumbrante panorama sobre o Rio Ave e Vila do Conde situa-se a Capela de Sant'Ana, cuja fundação fontes documentais indicam ter sido anterior ao século XVI. Defronte da ermida, ergue-se um cruzeiro em substituição de um outro anterior, destruído por um temporal, no qual existia um nicho em que todas as noites se acendia um lampião de azeite cuja luz orientava os homens no mar.


Fotos em 2022 11 / 12

VER  

Templos religiosos 27 - Azurara - ermidas e capelas

Sem comentários: