Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Pai Natal e ... cadê a Mamãe Noel?

* Victor Nogueira

Saint Klaus, corruptela de Sankt Niklaus (alemão) e de Sinterklaas (holandês),  é o nome dum personagem mítico inspirado num ser real, dos séculos III e IV, Nicolau de Bari arcebispo de Myra, Com fama de taumaturgo e protector das crianças, mas também dos pobres, viveu na Anatólia (Turquia). A sua benemerência inspirou um professor norte-americano que em 1823 “engendrou” o Pai Natal, que viria depois a ser utilizado pela Coca Cola para uma campanha de marketing nos anos '20 do século XX. Obeso, fumador compulsivo, nem sempre foi um personagem "recomendável", tendo diversificadas representações iconográficas, até se 'cristalizar' na actual, surgida em 1931 pelo cartoonista Haddon Sundblom. O objectivo era criar um personagem entre o simbólico e o real,  misturando o espírito natalício e a felicidade de consumir litradas de Coca‑Cola. Para isso, o ilustrador inspirou-se no poema “A Visit From St. Nicholas”, do referido Clement Clark Moore. 

Nicolau é padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega, mas também dos marinheiros, mercadores,  guarda-nocturno  .e coroinhas (meninos e jovens sacristães).

Ícone de Saint Klaus



Merry Old Santa Claus - Ilustração de Thomas Nast na edição de 1 de Janeiro de 1881 do Harper's Weekly


Pagelas religiosas

Saint Klaus  -1937



A Coca Cola apropriou-se do Pai Natal na década de 20 do século XX, dando-lhe o 'formato' que hoje conhecemos

~~~~~~~~~~~~



Setúbal


Paço de Arcos

Visita do Pai Natal a Setúbal, em 1984






Porto



Setúbal


Setúbal

New Look - Saint Klaus e seu ajudante, em Setúbal, em 2017 (Setúbal)

v

Setúbal

No meu diário da pré-adolescência refiro o desgosto que tive aos dez anos, quando a minha mãe me disse que eram os pais que davam os presentes e não o Menino Jesus ou o  Pai Natal. Embora o meu pai e a Celeste fizessem de Pai Natal ajoujados com os saco das prendas, creio que o Rui e a Susana nunca teriam acreditado no Pai Natal, ao contrário do que sucede ou sucedia com o João, quando o Rui substituiu o avô e meu pai naquele papel. 

Já não me lembro se em Luanda as prendas eram dadas pelo Menino Jesus ou pelo Pai Natal. Em Dezembro é tempo dum calor infernal, tempo de praia, tudo em mangas de camisa, pelo que seria mais credível um Menino Jesus quase despido do que um anafado Pai Natal enfarpelado e abafado com roupa a proteger dum inexistente frio. De qualquer modo na árvore de Natal representava-se uma neve (que nunca caíria em Luanda), com flocos de algodão hidrófilo ou com o esguicho dum spray que solidificava colado aos ramos do pinheiro, umas vezes natural, outras artificial.  Lembro-me  que uma vez fomos comprar bolas e enfeites para a árvore do Natal (creio que nos Armazéns  Quintas & Irmão) e o comerciante gabava o produto á minha mãe, afirmando que era inquebrável. Vai daí, atirou uma bola ao chão e ... pimba, ela partiu-se em bocados. Também armávamos o presépio, com o "menino" o quase despido, mas nesse não caía a "neve"

Sem comentários: