Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 10 de julho de 2022

Murais em Setúbal 181 - Praias do Sado - Mural de Ivo Santos (Smile)

 * Victor Nogueira

Nas minhas deambulações em procura de fotos para a minha série CP - Estações ferroviárias, na Rua Principal das Praias do Sado deparei-me com um extenso mural que me pareceu diferente do que anos atrás fotografara, embora a temática fosse idêntica.

A acção química da água lixiviada utilizada na rega do espaço verde adjacente levou á degradação do mural anterior, pelo que a Junta de Freguesia encomendou um novo ao mesmo artista, Ivo Santos. Executado em 2021, tem como tema um flamingo, uma das espécies mais famosas da fauna do estuário do Sado.












Fotos em 2022 07 07

Ver mural anterior em 

murais e grafitos em Setúbal 100 - Murais de Smile (Ivo Santos)

Sem comentários: