Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Corporações de bombeiros, em Setúbal

 * Victor Nogueira


Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal

Em 1884 foi fundada esta associação, dada a incapacidade do Município setubalense assegurar um corpo de bombeiros municipais. Em 15 de Agosto de 1885 foi inaugurado o Clube dos Bombeiros Voluntários, com um baile no salão do Clube Dramático, sito na Rua das Amoreiras, N.º 12.

O quartel dos Bombeiros Voluntários esteve instalado, durante muitas dezenas de anos, no imóvel onde funcionara o hospital de Nossa Senhora da anunciada (hoje Paço Episcopal). Ali permaneceu até 1983, ano em que foi inaugurada a nova sede, Jjunto á Doca dos Pescadores.



Quartel dos Bombeiros Voluntários na antiga Igreja de N. Sra. da Anunciada




Quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal na Avenida José Mourinho


Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal



Caixa de Chamada de Socorro - Rua Rodrigo Ferreira da Costa, 55 (IMG_9531 - 2017.07.21)






Em 1864 foi publicado o primeiro regulamento dos Bombeiros Municipais de Setúbal. Em 1982 os Bombeiros Municipais deram lugar à Companhia de Sapadores Bombeiros.  O actual quartel, sito na Estrada de Algeruz, projecto da Arqª Nina Campos, foi inaugurado no final dos anos 80 do século XX, substituindo o anterior, sito na na área que fora ocupada por um dos baluartes setecentista.

Sem comentários: