Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Pontes (32) em fotos de capa de julho 01 a 08

 * Victor Nogueira



2022 07 01 - Foto victor nogueira - Oeiras - viaduto ferroviário sobre o Jardim Público e a Ribeira da Laje (IMG_5979)

2022 07 02 -Foto victor nogueira - Algés - viaduto rodoviário sobre a Estrada Marginal de Estoril/Cascais, em dia pluvioso. ccom o semáforo no encarnado, rectifico, vermelho (IMG_3468)


2022 07 03 - Foto victor nogueira - Oeiras A5 - passagem pedonal aérea nas portagens (IMG_1687)

2022 07 04 - Foto victor nogueira - Oeiras - Ponte sobre a ribeira da Laje ou das Parreiras no jardim do Palácio do Marquês de Pombal (IMG_1033)


2022 07 05 - Foto victor nogueira - Oeiras - viaduto ferroviário sobre o Jardim Público e a Ribeira da Laje (GEDC1777)

2022 07 06 - Foto jj Castro Ferreira - Paço de Arcos - Av António Cabral Bernardo de Macedo (Tapada do Mocho) - Ponte sobre a Ribeira de Porto Salvo (HPIM0079) durante a construção do ferro carril do SATU


2022 07 07 - Foto victor nogueira - Paço de Arcos - Ribeira de Porto Salvo (Tapada do Mocho) viaduto rodoviário e carril ferroviário do SATU (IMG_0765)

Presentemente e durante quase todo o ano a Ribeira está vazia de água. no fundo do pequeno vale. Um pouco mais adiante, perto da nova estação ferroviária, corre encanada e subterrânea até ao Rio Tejo. O SATU, um elefante branco, está presentemente desactivado e a ponte que actualmente liga a Rua Fonte de Maio á Tapada do Mocho substitui a estreitérrima que num caminho vicinal fazia essa ligação. Era então parco o trânsito automóvel por este então assegurado, e na ponte, a meia altura do percurso, não cabiam lado a lado dois veículos automóveis

2022 07 08 - Foto jj Castro Ferreira - Paço de Arcos - Av Senhor Jesus dos Navegantes, com o viaduto ou ponte sobre a Ribeira de Porto Salvo (Av António Cabral Bernardo de Macedo - Tapada do Mocho) (HPIM0079)

Sem comentários: