Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 28 de fevereiro de 2021

fotos de capa em fevereiro 28

 * Victor Nogueira


2021 02 28 foto victor nogueira - Elvas - porta com verduras~

Esta porta terá sofrido alterações, embora se distinga pela sua simplicidade. Tratar-se há duma habitação popular, o que se poderá deduzir dos vasos com plantas colocados na  soleira  e à soalheira


2020 02 28 Foto victor nogueira . setúbal - aqueduto dos arcos
 
Águas em Setúbal ? De que águas falamos ? Do vasto estuário de Rio  Sado considerado uma das mais belas baías do Mundo ? Das ribeiras que neles desaguam ou desaguavam, como as da Ajuda, de S. Francisco, do Paraíso (ou do Livramento, hoje encabada), de Palhais ? Do aqueduto que partindo de Alferrara abastecia a Vila de Setúbal ? Dos fontanários ou chafarizes de Setúbal e de Azeitão ? De noras e alcatruzes ?

VER

Clicar em Águas em Setúbal e Azeitão - 01 - Setúbal para uma visita aos fontanários e chafarizes de Setúbal, alguns deles outrora servidos pelo Aqueduto dos Arcos


2020 02 28 foto victor nogueira - Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa (Alcântara)  - 2017.02.28
 

Foto victor nogueira - Mindelo - Lugar da Igreja com o campanário da Igreja de S. João Evangelista 2016.10.07


2019 02 28 foto victor nogueira - Ribeira do Ardila na estrada Amareleja/Barrancos 1974 02 27


2014 02 2 Foto victor nogueira - lisboa - torre de belém ~~~ parece uma jóia delicada, mas, na altura numa ilhota, para os navios que entravam na barra do tejo tinha um aspecto aterrorizante e um enorme poder de fogo ao rés das águas, cruzado com o da torre velha de Almada.

Concluída em 1520, com o correr dos anos perdeu a sua importância devido è evolução das técnicas pirobalísticas. Entre as funções posteriores está a da utilização dos seus paióis como masmorras para presos políticos durante a ocupação espanhola e posteriormente por João IV, na sequência da Restauração da Independência.

A Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos estão classificados como Património Mundial da Humanidade (UNESCO)
VER

Lisboa e Torre de Belém




2013 02 28 Foto Victor Nogueira - Mértola, nas margens do Rio Guadiana, que outrora foi uma "autoestrada" fluvial (vista geral)



2011 02 28 Para quem olhar para este Kant_O e quiser receber e retribuir !
🙂

Sem comentários: