Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 30 de agosto de 2015

mindelo - as casas do mar e a ponta da gafa

* Victor Nogueira

A visita a Vila Chã (1) trouxe-me à memória que no Mindelo ainda subsistiriam “casas do mar”, inicialmente destinadas a guardar os apetrechos da pesca, posterior e cumulativamente ou não tendo a função de habitações dos pescadores.

Voltei assim à praia do Mindelo, à enseada delimitada pela Ponta da Gafa, nas proximidades da qual teria existido outrora uma gafaria ou leprosaria. E verifico assim que entre a estreita Rua da Gafa (actualmente beco paralelo à Rua da Praia) e a Rua do Norte subsistem edifícios térreos de granito similares aos de Vila Chã, muitos deles profundamente transformados e adaptados a habitação.


Verifico que o Largo onde está o abandonado e  degradado edifício que foi Posto da Guarda Fiscal do tempo em que havia a actividade piscatória é dedicado a Pedro IV e nele há um pequeno memorial assinalando o 150º aniversário do desembarque das tropas liberais, que se não verificou aqui mas mais para sul, na praia de Pampelido, no concelho de Matosinhos.


1983

apanha do sargaço



2015

rua do Norte






posto da Guarda Fiscal



enseada e Ponta da Gafa











 rua da Gafa





Sem comentários: