Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

domingo, 30 de agosto de 2015

mindelo - as casas do mar e a ponta da gafa

* Victor Nogueira

A visita a Vila Chã (1) trouxe-me à memória que no Mindelo ainda subsistiriam “casas do mar”, inicialmente destinadas a guardar os apetrechos da pesca, posterior e cumulativamente ou não tendo a função de habitações dos pescadores.

Voltei assim à praia do Mindelo, à enseada delimitada pela Ponta da Gafa, nas proximidades da qual teria existido outrora uma gafaria ou leprosaria. E verifico assim que entre a estreita Rua da Gafa (actualmente beco paralelo à Rua da Praia) e a Rua do Norte subsistem edifícios térreos de granito similares aos de Vila Chã, muitos deles profundamente transformados e adaptados a habitação.


Verifico que o Largo onde está o abandonado e  degradado edifício que foi Posto da Guarda Fiscal do tempo em que havia a actividade piscatória é dedicado a Pedro IV e nele há um pequeno memorial assinalando o 150º aniversário do desembarque das tropas liberais, que se não verificou aqui mas mais para sul, na praia de Pampelido, no concelho de Matosinhos.


1983

apanha do sargaço



2015

rua do Norte






posto da Guarda Fiscal



enseada e Ponta da Gafa











 rua da Gafa





Sem comentários: