Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

sol e sombras com eça

* Victor Nogueira

O sol bate na casa o dia inteiro e mesmo no inverno, se não estiver o tempo nublado, instalo-me ali na varanda, sentado numa cadeira, os pés noutra, absorvido numa qualquer leitura, por vezes observando fortuitamente quem passa na rua ou os cucurutos perpassando defronte, no quintal do vizinho 

Hoje a leitura foi de "Os novos Maias", uma edição do Expresso (1) comprada em saldos na tabacaria da praia, contos desenvolvidos em torno de Carlos da Maia ou seus descendentes. Gostei dos que foram escritos  por Rentes de Carvalho e por Clara Ferreira Alves. embora em dois dos quatro e a despropósito lá apareça metido a martelo Estaline e os seus "massacres". No da Clara o descendente é um vencido da vida, vivendo das rendas e da venda do património familiar, reaccionário e  blasé. Com ele termina a descendência de Afonso da Maia, avô de Carlos. Não havia nos saldos o volume escrito por José Luís Peixoto e por Agualusa, este um autor angolano que aprecio, conjuntamente com Pepetela e com Luandino Vieira.

No quintal as dálias cumprem o seu ciclo de vida: juncam de pétalas a terra enquanto desabrocham novos botões entre corolas fenecidas e pétalas vivazes.






a oliveira









________________

(1)

Os Novos Maias Vários in http://bibliotecajmo.blogspot.pt/2015/05/os-novos-maias-varios.html

Sem comentários: