Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

mindelo - as fases do quintal

*  Victor Nogueira


No tempo do meu avô no quintal e no terreno contíguo do meu tio Zé Barroso - entretanto vendido pelos meus pais - semeavam-se pencas, batatas e cebolas, repartidas entre o meu avô e a vizinha que  os cultivava e olhava pela casa durante o ano. Anos após a morte do meu avô, em 1976, os meus pais puseram termo ao acordo com a senhora que cultivava o terreno pois ela proclamava pela vizinhança que a propriedade era dela, por usucapião. No tempo do meu avô este - na Rua dos Bragas - guardava as batatas e as cebolas na parte do sótão que era em telha vã, contíguo ao quarto onde eu ou a minha mãe ficávamos quando íamos ao Porto.

Assim, tirando plantas florais e árvores de fruto, nada mais se cultivava. Entre 2007 e 2014 não voltei ao Mindelo e o quintal transformou-se em matagal, sendo entretanto arrelvado e agora tem plantas florais, uma oliveira, uma palmeira e uma árvore da borracha, tencionando que nele seja plantado um limoeiro.

A FASE DA AGRICULTURA (1972)




Maria Emília, senhora Amélia e Zé Barroso

A FASE DO RELVADO (2009)




(foto de família)


A FASE DO MATAGAL (2014)










(2014)

A FASE DA FLORICULTURA (2015)






















Sem comentários: