Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Setúbal: entre os Combatentes e o Outeiro da Saúde, by night

* Victor Nogueira

Entre o fim da tarde o início da noite cerrada, sou  o único passeante pelas ruas do Troino, entre os Combatentes e o Outeiro da Saúde, o comércio fechado salvo um ou outro raro café e a taberna que mais abaixo aparece. Tudo é silêncio para lá do ressoar dos meus passos e o inesperado e persistente esganiçado ganir dum destemido canito, fazendo jus ao aforismo de que "cão que ladra não morde". Graffitti (1) são a  marca d'água nesta zona.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

(1) Grafite, grafito ou grafíti (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, existentes desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais,[mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto há quem não concorde, equiparando o grafite à pichação, Grafitar locais públicos ou privados, sem autorização dos respectivos proprietários, é atividade proibida por lei em vários países. (wikipedia)



Esta terá sido a casa duma quinta no tempo dos laranjais, edifício hoje devoluto e onde funcionou a Repartição de Finanças de Setúbal.


Casa das 4 Cabeças










Taberna na Rua Fran Paxeco




Largo de S. Tiago






(Capela de S. Tiago)





Neste Café Pastelaria do Ti Paulino almoçava alternadamente com o Snack-Bar Triqui Triqui (Manuel e Vera)  quando estava ao serviço no Planeamento Urbanístico. Continuo a ser amavelmente atendido pelos proprietários quando ocasionalmente lá vou lanchar. Inicialmente, com outro nome, este último estabelecimento pertenceu a um desenhador do Planeamento Urbanístico, que não teve êxito na sua nova profissão




fotos em 2017.12.04

Sem comentários: