Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 16 de dezembro de 2017

Estendais 01 - por ali e por aqui

* Victor Nogueira

A long time ago alguém comentou que "raramenta damos por isso, mas tem algo de poético a roupa a secar... fala de vida!" Alguns estão ao rez-do-chão, confiadamente à mão de semear, outros alcandorados lá mais acima, quando não secando afoitamente na rua a noite inteira. Em 2007 já publicara uma recolha em Estendais, no blog Galeria & Photomaton, que agora se reproduzem de novo, com outros em Setúbal e Vila do Conde. É nos bairros de gente pobre que normalmente se encontram estendais, estejamm ou não com a roupa à mão de semear.

Setúbal




Belavista




Pátio Alves da Silva



Rua da Brasileira




Rua Vasco da Gama


Fontainhas



Rua do Poço das Fontainhas



Rua das Fontainhas


Travessa da Fantazia


Rua da Fantazia


Vila do Conde



Rua do Socorro




Calçada do Lidador (?)





Largo da Alfândega


Beja


Rua dos Pãos



Serpa



Santiago do Cacém



Sem comentários: