Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Estatuária em Setúbal 10

* Victor Nogueira

Neste périplo em 2017.12 há esculturas novas e outras já anteriormente publicadas, agora com novo olhar.

Os roazes-corvineiros, são o tema do conjunto escusatório da autoria de Carlos Andrade, em 250 toneladas de pedra mármore branca, colocados em 29.06.2017 na chamada Rotunda do Allegro, à entrada da cidade pela Autoestrada 12,    A Fundação Buehler-Brockhaus já doou à cidade, entre outras, as esculturas evocativas de várias profissões instaladas no Mercado do Livramento,  um conjunto escultórico patente no Fórum Municipal Luísa Todi, a escultura “Zéfiro”, implantada na rotunda do Monte Belo Norte, assim como a peça “Sardinhas”, na rotunda das Fontainhas.



As bandeiras de vários países e o imponente cartaz onde se lia “Cidade Europeia do Desporto”, título em 2016 à cidade, estão a ser retirados e substituídos pelas letras que formam a palavra “Setúbal”, A nova estrutura estava desde 1993 na Praça da Independência, no Monte Belo. No entanto a abertura dum estabelecimento da cadeia Burger King levou à sua recolocação neste novo local, na chamada Rotunda do Allegro, área de intersecção das avenidas Antero de Quental e Álvaro Cunhal e o final da Autoestrada.


foto in http://www.mun-setubal.pt/pt/noticia/cidade-do-desporto-gira-em-setubal/3541

“Zéfiro”, a denominação da obra de arte, simboliza, de acordo com a mitologia grega, o vento de oeste. A escultura, situada na Praça da Independência, Avenida Álvaro Cunhal, com vários elementos em ferro, é da autoria do escultor plástico Sérgio Vicente e foi doada à cidade pela Fundação Buehler-Brockhaus, 


Golfinhos na Casa da Baia



Casa das 4 cabeças, presumivelmente figurando o Rei D. João II e os seus falhados assassinos.


Cruzeiro da Igreja do Convento de S. Domingos ou dos Frades Grilos. no Jardim do Quebedo





Árvore de Natal, na Avenida Luísa Todi, com 23,080 metros de altura, decorada com 24 mil lâmpadas LED e quase 200 metros de néon azul, em 17 de Dezembro, numa iniciativa do empresário Constantino Modesto.



Pórtico do Mercado de Natal, na Praça de Bocage



Estátua de Bocage, na Praça homónima


Escultura de N. Sra da Conceição, na esquina da Avenida Jaime Cortesão com a Rua Sebastião da Gama, inaugurado em Dezembro de 1940


Escultura ao Dr, Paula Borba, no Jardim do Lar Homónimo, da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal


Baixo-relevo na antiga Escola Industrial e Comercial de Setúbal





A escultura inspira-se numa gravura de Luísa Todi distribuída no espetáculo da cantora realizado a 10 de fevereiro de 1791, no Teatro di San Samuele, em Veneza, Itália. O conjunto escultórico, da autoria do artista plástico Sérgio Vicente. foi doado à cidade pela Fundação Buehler-Brockhaus, em 2012





 Luísa Todi (1753 / 1833), cantora lírica setubalense, na avenida homónima. O monumento inaugurado em 1933 foi desenhado por Abel Pascoal, esculpido por Leopoldo de Almeida e construído por Abílio Salreu.






1º prémio do Concurso Nacional de Escultura em Betão, promovido pela SECIL em 1990, atribuído a Francisco Agostinho  (Parque do Bonfim)






Centenário do Movimento Escutista, fundado por Baden-Powell. inaugurado em 2007.06.30



75º aniversário do Agrupamento 59 do Corpo Nacional de Escutas, inaugurado em 2010.06.26.  Os escuteiros em Setúbal são tema noutra escultura, no Parque Verde da Belavista (Estatuária em Setúbal - 01)



Relógio de Sol no Parque do Bonfim




Homenagem ao actor setubalense Carlos Rodrigues (Manuel Bola), do escultor Jorge Pé Curto, inaugurado em  2016.12.11. A escultura representa o homenageado em corpo inteiro, fazendo uma vénia com a boina na mão, um gesto que  o caracterizava.


 “ Menina c/ cadeira”, da autoria do escultor João Duarte, inaugurado em 25 de Abril de 2016, no Largo Dr. Francisco Soveral, antigo Largo da Ribeira Velha.



"Dolce Vita", da autoria do escultor João Duarte, foi inaugurada em 14 de Maio de 2015. Situa-se no  Largo da Misericórdia


"A menina da mala" da autoria do escultor João Duarte , foi inaugurada em 25 de Abril de 2017, situa-se na Avenida Luísa Todi, frente ao Arco da Ribeira Velha 






"Ninfa de Bocage" (1988), escultura de Charles Correia, na Avenida Luísa Todi / Praça do Bocage


 Fonte Luminosa, do Centenário [da elevação de Setúbal a Cidade) ou das Ninfas, na Avenida Luísa Todi, foi inaugurada em Março de 1961,  A construção iniciou-se em meados de 1959/60 por altura em que Setúbal celebrava os cem anos de elevação a cidade. As três estátuas femininas, em mármore branco de Estremoz, de três metros de altura, que representam “A Terra”, “O Mar” e “A Poesia” são da autoria do escultor portuense Arlindo Rocha, tendo sido colocadas na fonte em Junho de 1971.



 Largo da Fonte Nova ou de Machado dos Santos - Monumento à operária conserveira Mariana Torres, assassinada pelas forças policiais numa manifestação reivindicativa por melhores condições de vida e de trabalho em 1911. Nessa mesma manifestação foi também assassinado o operário conserveiro António Mendes. O monumento, da autoria do escultor Jorge Pé-Curto, foi inaugurada em 8 de Março de 2016. Como opção de classe a republicana feminista Ana de Castro Osório tomou o partido do patronato setubalense contra o operariado e suas lutas.



Obelisco aos Mortos da I  Gande Guerra, no Largo dos Combatentes, inaugurado em 1931.11.30



fotos em 2017.12

Sem comentários: