Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Fotografias de Fábio Cançado


QUARTA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011, 07H49

Fotografias de Fábio Cançado trazem jogo de sombras

Fábio Cançado /Divulgação
A obra Barcos Simmeonicos é uma das 45 fotos da mostra
A obra "Barcos Simmeonicos" é uma das 45 fotos da mostra
Metáforas sobre luz e sombra acompanham o fotógrafo Fábio Cançado na exposição A Sombra Encorporada, mostra individual que abre no próximo dia 6 de dezembro, no Palácio das Artes de Belo Horizonte.
O artista monta uma arquitetura de ocupação espacial com 45 fotos em grande formato, oito filmes que fizeram parte da compilação de obras anteriores e uma instalação sensorial.
Neste trabalho, ele relaciona a sombra com a imagem de burcas, vestimentas que cobrem por completo rosto e corpo de mulheres. O fotógrafo propõe um olhar sobre os objetos como se esses também usassem burcas ou estivessem presos a uma sombra do cotidiano.
A exposição acontece na Sala Maristela Tristão, Palácio das Artes, e abre dia 6 de dezembro, às 19h30. O período de visitação será de 7 de dezembro a 8 de janeiro de 2012.


A visita do olhar da sombra.wmv

 211 vídeos 
103 exibições 

Enviado por  em 29/04/2010
A VISITA DO OLHAR DA SOMBRA 
Fábio Cançado, 20 min, Brasil, Ficção, 2010.
Classificação indicativa: 14 anos
Compilação de 20 pequenos filmes em que se procura criar metáforas, marcadas por conceitos plásticos e fotográficos, entre a idéia da sombra e o uso da burca - veste negra oriental que esconde o corpo e o rosto das mulheres.


SOBRE O DIRETOR

Fabio Cançado vive e trabalha em Belo Horizonte. Como fotógrafo, ganhou o prêmio Marc Ferrez com o projeto Ex-Votos e fez parte de várias exposições fotográficas nacionais e internacionais desde os anos 80.





Logotipo do Flickr. Se clicar nele, você vai para a página inicial

foto

burca mimetizada

burca de espelho para projeto "a visita do olhar da sombra" de fabio cançado


foto

burca deserto

burca 'buraco' para projeto "a visita do olhar da sombra" de fabio cançado

 


foto

burca

burca 'buraco' para projeto "a visita do olhar da sombra" de fabio cançado


foto

burca

burca 'buraco' para projeto "a visita do olhar da sombra" de fabio cançado


foto

burca mimetizada

burca de espelho para projeto "a visita do olhar da sombra" de fabio cançado


Sem comentários: