Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A compreensão segundo José Saramago


.
WindsFilmesBRASIL | 30 de Junho de 2007 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo
Ensaio audiovisual sobre fotos de SEBASTIÃO SALGADO e narrativa de JOSÉ SARAMAGO.
Áudio original extraído do documentário JANELA DA ALMA de João Jardim e Walter
Carvalho (Brasil, 2001).

Trilha incidental: Hélio Delmiro ('Emotiva')
Adaptação e montagem: PEDRO BERSI (SC Brasil)
souzabersi@hotmail.com
WindsFilmesBRASIL 2007
.
"Eu não quero dizer que cada um é conforme nasce -- não vou a esse ponto. Mas, talvez devêssemos ponderar por que algumas pessoas resistem ao comportamento digamos universal -- o modo de comportasse mais geral -- e outras não? Por que algumas pessoas mantêm uma atitude crítica em relação às coisas? Por que algumas pessoas acham que não é por fato das coisas serem novas ou modernas que elas são necessariamente boas? Isto não é defender o antigo... é simplesmente considerar que não tem nenhuma razão para acreditar que no momento em que estou a viver é o momento em que todas as coisas que se estão a fazer -- as de agora e as que vão ter efeitos no futuro -- são as únicas e as melhores que poderiam estar a ser feitas e a ser pensadas, imaginadas e aplicadas. Não tenho qualquer razão para isso, pelo contrário, tenho muitas razões que me dizem que nos tomamos por um caminho errado."

Por JOSÉ SARAMAGO
.

*

Que descanse em paz , este grande ser humano! Saramago, sua obra e suas ideias vivem para sempre !
myriamsm há 7 meses
*
.
Valeu, mestre. Obrigado!
Clavilenho há 7 meses
*

lindo
alenbahia há 10 meses
*

Que maravilha! Sebastião Salgado e José Saramago. Um fotografa a alma , o outro a disserta.

E estamos aqui para transformar esta dura realidade.

Bela equipe de trabalho.

Abraço apertado,

Ângela Vasconcelos
angel8783 há 1 ano
*

Julia, 'sampleando' suas palavras agradeço o elogio: "O que muda é a capacidade de percepção, é a maneira de contemplá-las."

Aquele abraço!!!

Pedro Bersi
WindsFilmesBRASIL há 2 anos
*

lindo video. Sebastião Salgado é simplesmente um fotógrafo maravilhoso. Amo seus trabalhos. E a capacidade sua de ter escolhido imagens tão boas pra esse video, deu um toque único aos dizeres de Saramago.

Parabéns!
foxglove21 há 2 anos
*

Ainda temos tempo, para tomar o caminho certo ? Excelente vídeo.
gererex há 2 anos
*

Saramago e Sebastião Salgado!!! que combinação heim!? Perfeito
c660c3fd há 2 anos
*

Parabéns!

Excelente trabalho!
JoaoDiogoLima há 3 anos
*

Vídeo incrível!!!! Belo encontro da narração de Saramago, fotografias do Mestre Sebastião Salgado e a música. Parabéns pela delicadeza.
andrade008 há 3 anos 2
*

Sua mensagem demonstra compreensão e sensibilidade.

Muito obrigado!!!

pedro bersi
WindsFilmesBRASIL há 3 anos
.

Sem comentários: