Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 10 de outubro de 2009

Foto Arte Brasília 2009

Número 1

A arte e a natureza em imagens

2º Prêmio Foto Arte Brasília 2009 apresenta 151 obras de 80 artistas e traz, como foco, a sustentabilidade. As imagens selecionadas serão doadas à WWF-Brasil, para serem usadas em campanhas de preservação ambiental

.
dmiura@jornaldacomunidade.com.br
Redação Jornal da Comunidade

Cena captada pelas lentes do fotógrafo Dalton Valério, premiado na categoria Ensaio com seis fotos que trazem o tema Antropologia e CulturaCena captada pelas lentes do fotógrafo Dalton Valério, premiado na categoria Ensaio com seis fotos que trazem o tema
.
Antropologia e Cultura
.
O Espaço Cultural Contemporâneo (ECCO) realiza exposição coletiva de fotografias do 2º Prêmio Foto Arte Brasília, cujo tema é Natureza, Meio Ambiente e Sustentabilidade. A mostra homenageia todos os vencedores inscritos na segunda edição do prêmio, revelando ao público a importância da fotografia como patrimônio visual, documental e artístico da cultura brasileira. O tema escolhido incentiva não apenas os profissionais da área fotográfica, como também a sociedade em geral, ao propor uma reflexão sobre a relação do homem com o seu habitat.

.

Para Eduardo Rodrigues Peixoto, que teve sua foto selecionada na categoria Foto Única, a iniciativa é louvável: “É um bom projeto, porque dá oportunidade para mostrar vários trabalhos. Geralmente, concursos desse porte acontecem fora de Brasília”, observa. O bancário, pai de dois filhos, participa do Foto Arte pela segunda vez e também teve seu trabalho selecionado na primeira edição. A foto escolhida no concurso atual mostra um tamanduá, morto em uma rodovia de Tocantins. “Se você degrada o habitat natural do animal, ele acaba migrando e morrendo nas rodovias. E esse tamanduá da espécie mirim está em extinção”, alerta.

.

Já Emília Alves Silva, outra artista selecionada, participa pela primeira vez de um concurso de fotografia. A estudante de artes plásticas conta que tirou as fotos nas férias, sem pretensão nenhuma. “Essa imagem é da cozinha da fazenda da minha avó, em Minas Gerais, e foi feita no meio do ano, quando fui visitá-la. Fiz fotografia em preto em branco com configuração na câmera mesmo”, esclarece.

.

Fernando Elias, outro artista selecionado no Foto Arte, é fotógrafo profissional, professor de vôlei e de educação física. Ele produziu a foto que estará na exposição em 1999. “Fotografei o Solar de Maitrea, mostrando, ao fundo, o Morro da Baleia, na saída de São Jorge”, conta.
.
O prêmio

.
A 2ª edição do Prêmio Foto Arte Brasília pode ser considerada um grande sucesso. Foram 547 fotógrafos inscritos, entre amadores e profissionais, de 26 estados e de quatro países diferentes, totalizando quase 2.500 imagens sobre a natureza brasileira. Todas foram analisadas por comissão julgadora de alto nível e com abrangência nacional, que escolheu selecionados e premiados. A composição do júri contou com a participação de Eder Chiodetto (SP), curador e presidente da Comissão; Rogério Assis (PA), editor da Revista Pororoca; Marcelo Reis (BA), diretor da Agosto da Fotografia; Milton Guran (RJ), diretor do Foto Rio; Susana Dobal (DF), professora da UnB; Karla Osorio Netto (DF), diretora do Foto Arte (DF); e Tiago Santana (CE), curador do IFOTO.

.
No total, foram selecionadas 151 imagens nas categorias Foto Única e Ensaio Fotográfico, sendo que, entre estas, 29 são premiadas.

.

O regulamento previa possibilidade de inscrição em cinco grandes temas: Antropologia e Cultural, Ecologia, Preservação Ambiental/Sustentabilidade, Amazônia e Cerrado. O banco de imagens de selecionados será doado à WWF-Brasil, organização não-governamental dedicada à preservação do ambiente, com projetos em todo o país e integrante da Rede WWF, maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países.

.

As fotos poderão ser usadas pela ONG em suas campanhas de preservação ambiental, dando respectivos créditos aos seus autores. O Brasil sairá ganhando, pois aspectos positivos de sua natureza, como a riqueza e a diversidade, serão divulgados tanto no país quanto no exterior. Os fotógrafos, por sua vez, verão seus trabalhos divulgados em peças de alto nível, dando mais visibilidade às suas produções.
.
Exposição Foto Arte Brasília
De 14 de outubro a 22 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 19h, na Galeria I e II do Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO (SCN, quadra 3, lote 5). LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS.

.

Sobre o projeto

.

O Foto Arte foi criado em Brasília, em 2002, e ocorre a cada dois anos. É um dos principais festivais de fotografia do Brasil e da América Latina. Desde 2003, integra o Festival Of Light (FOL), grupo que reúne os mais importantes eventos do gênero no mundo. Em 2004, ocorreu a 1ª edição do Prêmio Foto Arte de Fotografia, criado para promover a fotografia como meio de expressão artística e valorizar o trabalho de fotógrafos amadores e profissionais. Desde sua criação, o Foto Arte contribuiu muito para a divulgação da fotografia de brasileiros no exterior e também tem conseguido chamar a atenção dos estrangeiros para expor, visitar e conhecer mais sobre a arte no Brasil.

.

Artistas premiados

.

Após análise dos jurados, foram premiados cinco Ensaios e três Fotos Únicas, gerando um total de 29 fotos premiadas. Diante da excelente qualidade de outros trabalhos, a Comissão decidiu outorgar a dois Ensaios e uma Foto Única o destaque com menção honrosa. Confira, a seguir, o resultado final:
.
Premiados na
categoria Ensaio
• Álvaro Villela (BA): cinco fotos com o tema Antropologia e Cultura
• Antônio Carlos Faria Júnior (RJ): cinco fotos com o tema Amazônia
• Dalton Valério (RJ): seis fotos com o tema Antropologia e Cultura
• Nijole Kudirka (NY): cinco fotos com o tema Preservação Ambiental e Sustentabilidade
• Tomás Senna (SP): cinco fotos com o tema Ecologia
.
Premiados na
categoria Foto Única
• Ana Maria Lima de Moraes (SP): com o tema Preservação Ambiental e Sustentabilidade
• Márcia Foletto (RJ): com o tema Antropologia e Cultura
• Jimmy Christian Pessoa Maciel (AM): com o tema Antropologia e Cultura
.
Menção honrosa
• Charly Techio (PR): cinco fotografias da categoria Ensaio, com o tema Ecologia
• Luciano Garcia Resende (SP): categoria Foto Única, com o tema Preservação Ambiental e Sustentabilidade
• Patrícia Gouveia (RJ): cinco fotografias da categoria Ensaio, com o tema Ecologia

.

.

Sem comentários: