Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Marie Paule Nègre - Juventude Dourada - Visa pour l'image

Juventude Dourada - Visa pour l'image - Fotografia

De 06/10 a 31/10 - Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab e Dom
Horário: das 9h às 18h
Gratuito
.
La Photo Galeria e Espaço Cultural
Travessa da Paz - 44
Centro
Fone: 3221-6730
.
A mostra reúne fotografias da francesa Marie Paule Nègre, e foca o tema da juventude.

.

A fotógrafa analisa, observa, disseca o cotidiano de seus modelos, revela os códigos específicos, questiona o luxo e as tradições fora de moda e tenta compreender esse mundo fechado sobre si mesmo.

.

Ocorre na Galeria, ao mesmo tempo desta, a mostra Não Iremos mais à Mina - Os Últimos Mineiros de Carvão, sendo que as duas vieram diretamente do festival Visa pour l'image, da cidade de Perpignan, na França. Criada na década de 1980, o evento dedica-se todos os anos aos fatos atuais do fotojornalismo pelo mundo, com interesse específico na estética denominada na França e vem ao País para comemorar o Ano da França no Brasil.

.

Exposições

Sem comentários: