Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Povo na Comuna de Paris e as Crianças

.

Quinta-feira, Junho 14, 2007








Quadro - autor não identificado

Fotografia - Victor Nogueira
- (Crianças do Bairro Azul - Setúbal)


Colocado por Victor Nogueira @ Quinta-feira, Junho 14, 2007
.
.
NOTA do EDITOR - Esta é uma das minhas fotografias de crianças que mais aprecio: o olhar expectante, só a objectiva da câmara fotogtáfica «existe», o braço protector sobre a mais nova... Muitas vezes as crianças e alguns adultos das camadas populares pedem-me para fotografá-las quando ando nas minhas deambulações em Portugal de lés a lés. Pergunto-lhes sempre se querem que depois lhes dê uma cópia, umas vezes dizem que sim, outras que não. No primeiro caso entrego pessoamente ou envio pelo correio Np segundo, será apenas um desejo da sua imagem fixada, sem contrapartida? Isso acontece-me muito com as crianças ciganas e pobre. Estas quiseram a cópia, que depois fui oferecer-lhes, uma para cada uma.
.
Esta foi a foto de abertura deste blog (Crianças), que tal como os outros meus, não tem legiões de visitantes e comentadores. É a vida !
.
.

1 comentário:

José Gomes disse...

Realmente as crianças têm um olhar específico, muito próprio delas mesmo. Boa fotografia.
Um abraço,
José Gomes