Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Povo na Comuna de Paris e as Crianças

.

Quinta-feira, Junho 14, 2007








Quadro - autor não identificado

Fotografia - Victor Nogueira
- (Crianças do Bairro Azul - Setúbal)


Colocado por Victor Nogueira @ Quinta-feira, Junho 14, 2007
.
.
NOTA do EDITOR - Esta é uma das minhas fotografias de crianças que mais aprecio: o olhar expectante, só a objectiva da câmara fotogtáfica «existe», o braço protector sobre a mais nova... Muitas vezes as crianças e alguns adultos das camadas populares pedem-me para fotografá-las quando ando nas minhas deambulações em Portugal de lés a lés. Pergunto-lhes sempre se querem que depois lhes dê uma cópia, umas vezes dizem que sim, outras que não. No primeiro caso entrego pessoamente ou envio pelo correio Np segundo, será apenas um desejo da sua imagem fixada, sem contrapartida? Isso acontece-me muito com as crianças ciganas e pobre. Estas quiseram a cópia, que depois fui oferecer-lhes, uma para cada uma.
.
Esta foi a foto de abertura deste blog (Crianças), que tal como os outros meus, não tem legiões de visitantes e comentadores. É a vida !
.
.

1 comentário:

José Gomes disse...

Realmente as crianças têm um olhar específico, muito próprio delas mesmo. Boa fotografia.
Um abraço,
José Gomes