Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 9 de maio de 2016

convento da serra da arrábida


foto victor nogueira - serra da arrábida .convento (novo) de N Sra da Arrábida, construído no século XVI e que foi pertença dos Franciscanos.

Parece uma aldeia de brinquedo ou de bonecas, tão pequenas são as casas. Nem parece um convento, se pensarmos que eles deveriam ter claustro(s). Naquele tempo neste sítio agreste muito difícil deveria ser o acesso, por aquelas penedias escalavradas, com o azul das águas lá em baixo. Poderia ser na Grécia, mas fica em Portugal, com vegetação mediterrânica única e preservada, o "maquis"

O filme "O Convento", de Manoel de Ol iveira, baseado numa novela de Agustina Bessa Luís, foi rodado neste Convento da Arrábida, em 1995,
 





O Convento Velho  era um eremitério, os eremitas vivendo em cavernas ou talvez nestas celas individuais






O Convento (1995)
Director: Manoel de Oliveira



Convento da Arrábida

OUTRA PHOTO REPORTAGEM EM 

entre Vila Nogueira da Azeitão e a Serra da Arrábida

http://kantophotomatico.blogspot.pt/2013/10/entre-vila-nogueira-da-azeitao-e-serra.html

Sem comentários: