Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 9 de maio de 2016

convento da serra da arrábida


foto victor nogueira - serra da arrábida .convento (novo) de N Sra da Arrábida, construído no século XVI e que foi pertença dos Franciscanos.

Parece uma aldeia de brinquedo ou de bonecas, tão pequenas são as casas. Nem parece um convento, se pensarmos que eles deveriam ter claustro(s). Naquele tempo neste sítio agreste muito difícil deveria ser o acesso, por aquelas penedias escalavradas, com o azul das águas lá em baixo. Poderia ser na Grécia, mas fica em Portugal, com vegetação mediterrânica única e preservada, o "maquis"

O filme "O Convento", de Manoel de Ol iveira, baseado numa novela de Agustina Bessa Luís, foi rodado neste Convento da Arrábida, em 1995,
 





O Convento Velho  era um eremitério, os eremitas vivendo em cavernas ou talvez nestas celas individuais






O Convento (1995)
Director: Manoel de Oliveira



Convento da Arrábida

OUTRA PHOTO REPORTAGEM EM 

entre Vila Nogueira da Azeitão e a Serra da Arrábida

http://kantophotomatico.blogspot.pt/2013/10/entre-vila-nogueira-da-azeitao-e-serra.html

Sem comentários: