Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 22 de maio de 2016

na praia com o forte de albarquel

* Victor Nogueira





anos 80 do século xx


Estrategicamente situado, o Forte setecentista de Albarquel fazia parte do sistema defensivo da costa, de Sesimbra a Setúbal, englobando também o baluarte da Comenda e os Fortes do Outão e de S. Filipe. O edifício é despojado e no seu interior e no século XX foi erguida, no morro por detrás do forte, uma fortificação subterrânea, artilhada por três canhões Krupp de 150 mm.

Daqui se avistam a cidade, a península de Tróia e o Palácio da Comenda, edificado sobre o baluarte atrás referido. A praia, agora livre da poluição, tal como a da Senhora da Saúde, está quase deserta neste fim de tarde, embora no areal se vejam as marcas "civilizacionais"  para lá das esplanadas. Tudo tem um ar agreste e de estaleiro e os parques de estacionamento automóvel - em terra batida -  um ar "selvagem".

No areal, entrando pelo mar, apetrechos de pesca  Albarquel provém do árabe (al-barqâ) e siggnifica "penhasco" (in Dicionário de Arabismos - in  https://books.google.pt/books?id=LzveAgAAQBAJ&pg=PA110&lpg=PA110&dq=albarquel+dicion%C3%A1rio&source=bl&ots=QgtGMZ7nlt&sig=hcJk0kXgdztI87Xoe2zsj4W3Uvw&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwjt1svV5-7MAhWGWBQKHQ04DL0Q6AEIIDAB#v=onepage&q=albarquel%20dicion%C3%A1rio&f=false)

















Sem comentários: