Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 5 de setembro de 2015

a Festa em festa



Victor Nogueira
(texto e fotos)

Desde o Pavilhão da FIL (Feira Industrial de Lisboa), em 1976, na Junqueira, até à Quinta da Atalaia, no Seixal, longo tem sido o caminho da multifacetada Festa do Avante, onde sempre se encontram amigos e conhecidos provenientes de Portugal, de lés-a-lés.

Desde então a Festa foi-se realizando sucessivamente no Alto da Ajuda (1977 e 1978) e no Vale do Jamor (1979 a 1986), no Município de Lisboa. Como resultado de impedimentos então levantados pela Câmara de Lisboa, não se realizou em 1987, reatando-se o evento em Loures nos dois anos subsequentes (1988 e 1989), fixando-se definitivamente e desde 1990 na Quinta da Atalaia (Seixal) em terrenos comprados pelo PCP,  alargados desde 2015 à Quinta do Cabo da Marinha, entretanto adquirida.

Fraternalmente aberta a todos quantos por bem vierem e fruto da militância e do empenhamento dos comunistas portugueses, a cidade da Festa e em festa é anualmente re-edificada, sempre diferente na sua arquitectura efémera e na diversidade de manifestações político-culturais.



1988




1997


1998



2011


2012







2013






2 comentários:

Margarida Bonvalot disse...

Só uma pequena rectificação: a Festa realizou-se no vale do Jamor em 1977 e 1978, tendo passado para o Alto da Ajuda de 1979 a 1986.
E amanhã ainda há Festa! :-)

Victor Nogueira disse...

Margarida Alves_ Grato pea visita, mas o meu texto refere isso mesmo