Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Coretos (55) - Carnide (Lisboa)

 * Elisa Fardilha



Fotos gentilemente cedidas por Elisa Fardilha

«No antigo largo do Alto do Poço, onde no século XIX, se formava um mercado rural, erguia-se, nos meses de primavera e verão, entre 1896 e 1929, uma estrutura temporária, com barracas e mastros, que funcionava como coreto, onde tocava a filarmónica e em torno do qual se organizavam festas e bailes.

O atual coreto, em estrutura arquitetónica fixa, foi inaugurado a 14 de abril de 1929, por ocasião das festas de Carnide1.

Com base hexagonal, que lhe definia o perímetro, o coreto tinha estrutura em ferro forjado, com grade de encosto e cobertura côncava, sustentada por colunas em cada um dos ângulos.

Em fevereiro de 1941, um ciclone destruiu a cabeceira, mantendo-se descoberto até 1998, altura em que a Câmara Municipal de Lisboa determinou proceder à instalação da cobertura atual.» (in PROJETO E-CARNIDE  Inventário do património cultural de Carnide, em Lisboa)


Outros coretos fotografados por Elisa Fardilha podem ser vistos em 

coretos 35, por Elisa Fardilha

1 comentário:

Mona Lisa disse...

Obrigada pelo destaque e informação sobre o coreto.
Beijinho.