Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Igrejas (90) - Capela de S. Sebastião (Lisboa, Lumiar)

 * Elisa Fardilha

A Capela de S. Sebastião localiza-se no largo homónimo, na Freguesia do Lumiar, em Lisboa. As fotos são de Elisa Fardilha

«Classificada como Imóvel de Interesse Público, por si própria e por integrar o conjunto do Paço do Lumiar, este pequeno templo do início do séc. XVI, dedicado a S. Sebastião protector da peste, sofreu beneficiações no séc. XVII, séc. XVIII e nos finais do séc. XX. De planta longitudinal, tem a fachada ladeada por pilastras adossadas e rasgada por portal manuelino com decoração vegetalista, uma cruz de azulejos polícromos ,com a data de 1628, na parede posterior da capela-mor, e torre sineira junto à cabeceira. A capela, de nave única e coro alto separado da capela-mor por arco triunfal de volta perfeita, possui no interior:painéis de azulejos figurativos, seiscentistas,de tipo "tapete"; painéis de azulejos, representando S. Pedro, S. Francisco, S. Paulo e Sto. António; frontais de altar azulejados; pinturas setecentistas do tecto; e sepulturas dos sécs. XVII e XVIII. » 

(in   «Capela de S. Sebastião»  https://informacoeseservicos.lisboa.pt/contactos/diretorio-da-cidade/capela-de-sao-sebastiao)






1 comentário:

Mona Lisa disse...

Abrilhantaste as fotos com a tua publicação!
Obrigada, Victor.
😘❤️